No último sábado (20) alunos do sexto ao nono ano de escolas municipais de Vitória do Mearim (MA) participaram de uma manhã de oficinas educativas na EC Arari. O grupo com cerca de 130 alunos faz parte do Projeto Cactus e se destacou durante os processos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
O Projeto Cactus é uma iniciativa extracurricular das escolas municipais de Vitória do Mearim e consiste em uma estratégia para a potencialização das habilidades em matemática, visando a participação desses alunos na OBMEP.
Para que usufruíssem de toda a programação, os visitantes foram redistribuídos em quatro grupos e dessa forma puderam rotacionar pelas práticas de natação, dança, basquete e laboratório de tecnologias mão na massa (Lab Maker).
No Lab Maker foram exploradas temáticas como a observação de plantas e solo utilizando microscópio e lupa ótica. Assim puderam conhecer os diferentes tipos de solos e suas características, conforme compartilha a educadora de letramento digital da EC Arari Katia Batalha:
Durante a observação os alunos ficaram impressionados com a composição de cada material e microrganismos que não podem ser vistos a olho nu. Eles observavam e realizavam anotações em uma planilha, registrando cor, tamanho do grão, espaço entre os grãos, brilho, se havia material orgânica e permeabilidade.
Com o objetivo de promover recreação, a visita foi uma forma das escolas reconhecerem o bom desempenho dos alunos na OBMEP, o que também reforçou a parceria da EC Arari com a educação no território.