Programa de Multiletramentos

A demanda contemporânea por diversas formas de comunicação e letramento, torna necessário o conhecimento sobre como articular a linguagem para além da escrita, aproximando-se da imagem (estática e em movimento), da fala, das tecnologias, dos áudios e de outras modalidades para compreender o mundo.

Para o contexto de Arari, propiciar às crianças e adolescentes acesso às múltiplas linguagens é um caminho fundamental para a superação das vulnerabilidades. O acesso ao livro e à literatura, às diversas linguagens, mídias e tecnologias presentes em nossa sociedade são disparadores de processos de investigação, pesquisa, elaboração, transformação de ideais e objetos e fomentam a cultura do fazer (cultura maker), elementos essenciais para que a inovação aconteça.

Na Estação Conhecimento de Arari, dois espaços favorecem as propostas e abordagens do programa de multiletramentos: a sala de leitura com seu acervo bibliográfico e o Laboratório digital. Estes espaços se configuram como ambientes de aprendizagem, criação, colaboração e experimentação permanentes na EC.