Atendimentos Multidisciplinar e de Saúde

Atendimento Multidisciplinar

A equipe multidisciplinar na Estação Conhecimento de Arari é composta por diferentes áreas do conhecimento, que buscam alinhar seus saberes às necessidades do público que a organização atende e às demandas do território onde está localizada.  A equipe é composta pelos seguintes saberes: Serviço social, Psicologia, Pedagogia e Nutrição, articulando-se ainda com os Programas educativos, Equipe de saúde e Coordenações da EC Arari. Conheça abaixo as principais linhas de atuação da equipe multidisciplinar:

Atua no acompanhamento social das crianças, adolescentes e suas famílias, visando o enfrentamento das vulnerabilidades sociais e a garantia de direitos. A principal linha de atuação é o fortalecimento das redes familiares, garantindo a orientação e o encaminhamento aos equipamentos públicos da rede de garantia de direitos, garantindo o atendimento imediato e completo às famílias.

Eixo organizacional

O Serviço Social busca levantar, sistematizar e compartilhar dados importantes para a organização e trabalho das equipes no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Desta forma, apoia o processo de inclusão e fichas de inscrição; monitora a evasão e a rotatividade dos atendidos e atendidas; contribui também na formação continuada da equipe e de parceiros externos à organização (desde que pertinente a atuação do Serviço Social na EC Arari), realizando palestras, seminários ou projetos.

 

Eixo social

Estão entre as atividades articular a comunidade, instituições locais e rede socioassistencial do território para estabelecimento de parcerias e encaminhamentos dos casos envolvendo educandos, quando necessário; Monitorar e acompanhar as famílias identificadas em situação de risco e/ou vulnerabilidade social; Realizar visitas domiciliares às famílias dos educandos; elaboração de diagnósticos, relatórios e pareceres socioeconômicos; Ocupar assento em fóruns importantes para o desempenho do papel da Estação Conhecimento de Arari.

 

Eixo educacional

No contexto da Estação Conhecimento de Arari, é papel do Serviço Social colaborar com indicação de temas e propostas de atividades relacionadas ao contexto de vida das crianças e adolescentes e apoiar no planejamento e elaboração de atividades coletivas, eventos e projeto integrador.

PSICOLOGIA 

Busca, nesse espaço, trabalhar no bem-estar e na qualidade de vida dos educandos, comunidades e colaboradores, intervindo nas relações humanas e nos comportamentos individuais e em grupo. A atuação no contexto da Estação Conhecimento de Arari requer olhar ampliado e intervenções considerando as dimensões emocional, social, cultural, física e intelectual, a fim de assegurar o desenvolvimento integral.

Eixo organizacional

Neste eixo, o foco está nos processos de trabalho e no(a) colaborador(a), portanto, apoia e realiza os processos seletivos da EC Arari, planeja e executa processos de formação continuada e desenvolve projetos de Orientação e Desenvolvimento profissional das mais diversas equipes que compõem a Estação Conhecimento.

Eixo social

Busca compreender o contexto social no qual a organização está inserida, levando em conta suas potencialidades e fragilidades e como estes aspectos refletem nas subjetividades reunidas na Estação Conhecimento. Assim, intervém nas problemáticas coletivas por meio de palestras, oficinas e projetos; Realiza mapeamento e encaminhamento de casos para as redes de atenção psicossocial e socioassistencial do território; Apresenta dados relativos a condição de vida das crianças, adolescentes e suas famílias para subsidiar estratégias de atuação e articular comunidades, instituições locais e órgãos municipais.

Eixo educacional

A Psicologia apoia o processo de inclusão de crianças e adolescentes no projeto; Atua na orientação de educadores e no suporte ao processo de ensino-aprendizagem dos educandos; Media conflitos quando necessário, através de estratégias conjunta com os educadores; Identifica necessidades, desenvolve e realiza atendimentos, atividades e projetos com grupos específicos e/ou sob demanda, abordando temáticas que permeiam o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.

Ao assumir-se como uma organização social com intencionalidade educativa, que busca o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, a Estação Conhecimento de Arari compromete-se em ampliar as linguagens e oportunidades educativas de seus educandos, compondo uma rede que se corresponsabiliza por suas aprendizagens, assim, a área pedagógica que compõe o atendimento multidisciplinar atua da seguinte maneira:

Eixo organizacional

Atua na criação de estratégias para inserção e acolhimento de educandos encaminhados pela rede do município e/ou sob demandas específicas; Levanta e sistematiza informações sobre as crianças e adolescentes junto às escolas de modo a desenhar estratégias de atuação conjunta voltadas ao combate à evasão escolar, distorção idade-série, além dos desafios ligados à aprendizagem; Acompanha junto a coordenação pedagógica a frequência do educando na EC para monitoramento da evasão e da rotatividade das crianças e adolescentes a fim de orientar e executar ações preventivas.

Eixo social

Neste eixo, inclui-se o acompanhamento de crianças e adolescentes de forma articulada com a equipe multidisciplinar, setor pedagógico e escolas, por meio de estratégias como visita domiciliar, orientação para educadores e educandos, observações, entrevistas individuais e/ou coletivas, entre outras; Mobiliza escolas, agentes, equipamentos, empresas, organizações sociais de Arari para a elaboração de projetos que fomentem um território educativo.

Eixo educacional

Estão entre as atividades da pedagogia neste eixo: acompanha casos específicos, junto à coordenação pedagógica para colaboração no processo do ensino e aprendizagem das crianças, adolescentes e jovens; Fomenta a participação das famílias no dia a dia da EC e em momentos de encontros e celebrações; Apoia o planejamento e elaboração de atividades coletivas, eventos e programações especiais; Realiza ações que valorizem o acervo literário da EC e fomentem a promoção do livro e da literatura, entre outras.

A Estação Conhecimento de Arari reforça práticas nutricionais através do acompanhamento nutricional de seus atendidos e familiares do Grupo de Atendimento Familiar (GAF), fornecendo uma alimentação de qualidade, rica, nutritiva e balanceada. As práticas de Segurança Alimentar e nutricional são norteadas pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), contribuindo para a diminuição das vulnerabilidades sociais. As atividades do setor nutricional da EC estão distribuídas em três principais eixos de atuação, como explicado a seguir:

Eixo organizacional

Este eixo inclui a gestão da UAN – Unidade de Alimentação e Nutrição – a partir das recomendações propostas no Guia de Padronização de Nutrição das Estações Conhecimento, baseado na legislação vigente RDC 216 da ANVISA; Elaboração de cardápio garantindo a oferta dos nutrientes necessários para o dia-a-dia e controle de desperdícios; Coordenação da equipe de cozinheiros e auxiliares de cozinha; Atende às demandas das crianças, adolescentes e colaboradores, realizando acompanhamento diário das refeições; Oferta contínua de treinamentos e aperfeiçoamento da equipe e de parceiros do munícipio.

Eixo social

Atua realizando avaliação nutricional e acompanhando de forma mais ampla àqueles que estão em risco nutricional, utilizando-se de instrumentos metodológicos, como aplicação de questionários, observações e entrevistas individuais e/ou coletivas; orienta os mais diversos públicos – por meio de roda de conversa, webinário, visita domiciliar, oficina culinária e afins – a respeito de alimentação saudável, doenças crônicas, alimentos funcionais, aproveitamento de alimentos, entre outros assuntos voltados à nutrição, ministrados para ampliar os conhecimentos dos participantes.

Eixo educacional

Está na essência deste eixo a promoção de atividades educativas, interativas e lúdicas, voltadas às práticas alimentares saudáveis para crianças, adolescentes e comunidade, valorizando os saberes locais e os potenciais educativos do território; Realiza continuamente o Treinamento de Boas Práticas de Manipulação, destinado para colaboradores, merendeiras das escolas do município de Arari, terceiros e comunidades circunvizinhas.

 

Equipe de Saúde

Na Estação Conhecimento de Arari, a equipe de Saúde se insere com o objetivo de prestar serviços em educação vinculada à saúde e promover a prevenção primária e secundária de agravos. O Programa conta com profissionais de três especialidades: Médico, Odontológico e Técnico em Enfermagem.

MEDICINA

Busca, nesse espaço, trabalhar direta e indiretamente na obtenção de todos os pré-requisitos fundamentais ponderados pela Organização Mundial de Saúde para considerar um indivíduo como saudável.

 

ODONTOLOGIA

A área odontológica atua realizando os cuidados com a saúde bucal que influenciam diretamente no estado de saúde geral. As ações tem como objetivo realizar um acompanhamento odontológico completo e conscientizar sobre a importância de manter à saúde bucal dos atendidos, familiares e colaboradores.

 

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

atua na prestação de cuidados básicos e planejamentos de ações em conjunto com os demais profissionais da equipe de saúde e da EC Arari como um todo. Exerce atividades que incluem o oferecimento da primeira assistência ao colaborador/atendido, auxílio na recuperação dos pacientes e organização das demandas de atendimentos dos demais profissionais da equipe.

 

A equipe de Saúde direciona suas atividades para o desenvolvimento dos eixos educacional, organizacional e social

Atua em conjunto com a equipe multidisciplinar e coordenação pedagógica frente às dificuldades e os transtornos de aprendizagem, intervindo de forma individual ou em parceria com os demais educadores. Promovem ainda ações diretamente com os atendidos na execução de atividades de educação em saúde.

Colabora na formação continuada e desenvolvimento profissional dos envolvidos na tarefa de educar as crianças e adolescentes da Estação Conhecimento de Arari, assim como na organização de protocolos clínicos preventivos com intuito de evitar proliferação de doenças infectocontagiosas e odontológica.

intervém nas problemáticas coletivas, discutindo por meio de palestras, oficinas e projetos com temas que permeiam as vulnerabilidades sociais que se relacionam ao processo de desenvolvimento humano de forma global em seu aspecto biopsicossocial.