A pandemia do coronavírus trouxe alterações, não só na rotina das crianças e adolescentes atendidas pela Estação Conhecimento de Arari, mas também para a rotina dos colaboradores.
Para que o atendimento continuasse a ser prestado e as orientações de distanciamento social respeitadas, a EC Arari adotou a modalidade de trabalho “Home office”, ou seja, os colaboradores continuam a desenvolver seus trabalhos, porém em suas casas.
Para isso, foram necessárias diversas adaptações, conduzidas pela equipe administrativa da organização. A colaboradora Leticia Fernandes (Departamento Pessoal) relata que a equipe procurou pensar nos pontos sensíveis dessa mudança e em como poderiam estruturar da melhor forma, visando manter a qualidade do trabalho desenvolvido pela EC Arari. Estabeleceram-se plataformas seguras para manter a boa comunicação e a agenda foi revisada, ocorrendo a adaptação das atividades já planejadas, bem como, elaboração de novas demandas trazidas pelo contexto.
Uma das formas de estruturar esse momento e preparar os(as) colaboradores(as) é a adoção de fóruns de discussão – reunião para promover troca de ideias sobre determinada questão – que nesse primeiro momento estão abordando temáticas primárias, como por exemplo: fórum conduzido pela assistente social da EC, Tatiane Lopes, acerca da proteção dos Direitos de crianças e adolescentes no contexto da pandemia; fórum conduzido pelo Departamento Pessoal falando sobre a regulamentação da prática do home office, a nova rotina e a importância da manutenção da postura profissional adequada; fórum conduzido pela equipe multidisciplinar da EC compartilhando com os demais colaboradores como tem se dado os atendimentos pedagógico, psicológico, nutricional, desportivo, médico, social e odontológico.
A coordenadora pedagógica da EC Arari, Joversina Sousa, retrata como tem sido o processo, enquanto lidera a equipe de educadores.
_________________________________________________________________________________________________________________
A princípio passamos por um processo de adaptação – entender o funcionamento dos instrumentos tecnológicos e selecionar os mais adequados e eficientes para o estabelecimento das conversações a distância. Após esse processo, passamos para fase de organização das rotinas de trabalho com a equipe de educadores. Foi difícil o início, mas o envolvimento de todos me fortaleceu e hoje, já conseguimos dirimir alguns obstáculos (…) Claro que estamos passando por momentos difíceis, porém nos propomos nesse interim, descobrir novos meios, reestruturar os antigos, ou seja continuar apreendendo.
_________________________________________________________________________________________________________________
A coordenadora fala ainda, sobre a importância de ter uma agenda organizada que possibilite discussões e alinhamento de ideias, para a qualidade do atendimento oferecido. O objetivo central dessa mobilização das equipes é dar continuidade aos atendimentos com qualidade, e uma das formas que está sendo viabilizada é a oferta de atividades, em formato de vídeo-aula ou panfleto virtual, conduzidas pelos educadores, a serem distribuídas nos canais de comunicação com os pais/responsáveis.
É significativo para a Estação Conhecimento de Arari continuar ofertando essas atividades, pois assegura a continuidade das aprendizagens a serem desenvolvidas com as crianças e adolescentes, além de manter os laços afetivos com as famílias, mesmo distantes.
A equipe de colaboradores da Estação Conhecimento de Arari também está passando por momento de adaptações e, o intuito é sempre oferecer o melhor serviço, colocando como prioridade o processo formativo do público que atende.