No dia 13 de novembro, o Núcleo de Desenvolvimento Rural realizou a oficina “Confecção de Ninho-armadilha e Atrativo” para ensinar técnicas de preservação de abelhas nativas e conservação da biodiversidade. O evento reuniu membros do grupo de referência em apicultura e meliponicultura, que aprenderam a construir ninhos artificiais com materiais acessíveis, como garrafas PET, jornal, sacos plásticos, arame e fitas. A atividade foi conduzida com a orientação da equipe de pesquisa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que compartilhou técnicas específicas para o desenvolvimento dos ninhos.
Além da confecção dos ninhos, os participantes produziram atrativos utilizando álcool e geoprópolis, para tornar os ninhos mais eficazes no abrigo das abelhas. A oficina incentivou a inclusão produtiva por meio da apicultura e meliponicultura e fomentou práticas de geração de renda sustentável, contribuindo para a conservação ambiental.
A iniciativa permite que os participantes apliquem o conhecimento adquirido em suas próprias produções, promovendo a conservação das abelhas e mantendo os processos de polinização essenciais ao ecossistema. Além disso, o projeto oferece oportunidades de geração de renda sustentável através da apicultura e meliponicultura, criando alternativas econômicas que respeitam e protegem a biodiversidade.