A Estação Conhecimento de Arari iniciou ainda em 2022, a experimentação de práticas de desenvolvimento rural com famílias produtoras rurais de comunidades ao seu entorno. Entender o dia a dia das pessoas, quais as práticas rurais já existentes, conhecer as necessidades e a cultura das comunidades, possibilitou a construção do plano de Trabalho do Núcleo de Desenvolvimento Rural para o ano de 2023.
Na busca por implementar ações de promoção à alimentação segura e de qualidade, ainda em 2022 iniciou o 1º ciclo formativo do Sisteminha em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Cocais, que consistiu na construção, implementação e manutenção de 10 tanques de peixes nas comunidades de Flexal.
Ao longo dos primeiros meses de incubação do projeto, os produtores rurais participaram de momentos formativos na EC Arari e aplicaram a prática em suas comunidades. Durante todo o 1º ciclo, a equipe técnica da EC Arari, acompanhou a evolução da tecnologia nas comunidades, prestando assistência técnica aos moradores.
Com os 10 tanques construídos foram produzidos:
Entre os dias 10 a 13 de abril de 2023, 70 produtores rurais atendidos pelo NDR da EC Arari das comunidades de Flexal, Quindil, Boca do Mel, Pimental, Barbado e Gancho, Enseada do Engenho I e II e Locas reuniram-se para o 2º ciclo formativo do Sisteminha/Embrapa – Módulo Galinheiro que teve como principal objetivo a criação de galinhas para a produção de ovos.
Ao longo dos dias, conheceram o percurso conceitual da tecnologia, processo de montagem das estruturas e manejo da criação.
No Sisteminha, o galinheiro é integrado a outros componentes, como o sistema de compostagem e o cultivo de hortaliças e plantas medicinais. Dessa forma, os resíduos orgânicos produzidos pelas galinhas são utilizados como adubo na horta, enquanto a horta fornece alimentos para as galinhas.
Um dos principais objetivos do Sisteminha é a promoção da segurança alimentar e nutricional das famílias envolvidas na produção agrícola, bem como o aumento da e melhoria da qualidade de vida dos agricultores rurais. Além disso, o sistema busca a produção sustentável de alimentos, por meio da redução do uso de insumos químicos e da preservação do meio ambiente.
SAIBA MAIS
O “Sisteminha” da Embrapa é uma tecnologia de agricultura familiar que tem como objetivo a produção integrada de alimentos para grupos familiares de até 5 pessoas. Ele integra diferentes componentes em um mesmo sistema produtivo, incluindo a agricultura, a pecuária, a piscicultura e a produção de hortaliças.
Ao todo são 15 módulos produtivos conforme a Empraba e a família pode adaptar conforme a realidade local e escolher entre os módulos:
- Produção de peixes;
- Produção de ovos de galinhas;
- Produção de frangos de corte;
- Produção de minhocas;
- Produção vegetal (carboidratos, hortaliças, chás e temperos; frutíferas e madeireiras);
- Produção de composto;
- Produção de ovos de codorna;
- Produção de porquinhos da Índia;
- Aquaponia;
- Produção de larvas de moscas;
- Produção de ruminantes;
- Produção de suínos;
- Biodigestor;
- Sistema de tratamento de água potável;
- Carvoaria artesanal.
O Sistema foi desenvolvido pela Zootecnista, doutor em Genética e Bioquímica, pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Luiz Carlos Guilherme e já foi implementado em diversas regiões do Brasil e de outros países da América Latina, com resultados positivos em termos de produtividade, renda e qualidade de vida dos agricultores envolvidos.