Semana da Consciência Negra EC Arari

No dia 20 de Novembro comemorou-se o Dia Nacional da Consciência negra. Segundo a história, a data foi escolhida em referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola importante na história de libertação da escravidão. Este dia, que visa chamar atenção à trajetória de exploração e luta do povo preto, bem como ao reconhecimento e valorização de sua cultura e de seus direitos, foi celebrado pela Estação Conhecimento de Arari e transformado em uma semana de ações diversificadas voltadas para crianças, adolescentes, colaboradores e comunidade em geral.

A Semana da Consciência Negra EC Arari se estendeu do dia 13 ao dia 20 de Novembro e aconteceu em ambiente virtual, onde promoveram-se diversas ações: Fórum online com educadores da EC Arari sobre o papel do educador frente ao racismo e a lei 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas. Paralelo aos fóruns, realizaram-se ainda oficinas de danças afro, de culinária afro-brasileira e oficina de bonecas Abayomi, por meio de vídeos. As tradicionais práticas pedagógicas que compõem o caderno mensal e vem sendo trabalhadas com o público infanto-juvenil também se voltaram ao tema, além da veiculação de “Podcastinho” (podcast infantil) e realização de Webinário para colaboradores.

O educador do Programa de cultura da EC Arari, Gilvan Santos, comenta como foi ofertar essa programação: “Ministrei uma oficina de Afro Dance com as danças especiais do país de Angola e foi uma experiência única promover a cultura do povo preto. Entendo que através da dança afro podemos trabalhar várias coisas: respeito, igualdade e o próprio racismo. Poder passar aquilo que amo, ensinar um pouco daquilo que carrego dentro de mim, mostrar a importância da cultura negra, trazer o empoderamento e a visibilidade do povo negro, foi gratificante”.

Ciente de ser uma organização social localizada no Estado do Maranhão, que possui cerca de 74% de sua população composta por negros, segundo o IBGE (2010), e ciente de seus valores, pautados na Responsabilidade Social, Inclusão e Respeito, a Estação Conhecimento de Arari incorpora ao currículo, Projeto político pedagógico e às ações diárias, a responsabilidade e o dever de formar sujeitos críticos, empoderados e sensíveis a essa e outras demandas humanas e sociais.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support