Durante o mês de maio, a Estação Conhecimento de Arari realizou atividades em alusão ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os atendidos do programa EC Arari e projeto EC Fora dos Muros participaram de encontros com foco na informação, prevenção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

As programações abordaram temas como identificação de sinais de violência, canais de denúncia e construção de ambientes seguros. Foram organizadas rodas de conversa com apoio de vídeos e jogos educativos, produção de cartazes e poemas, além de espaços voltados ao esporte e convivência. As atividades também integraram a agenda do Projeto Protagonize, em articulação com o Programa de Saúde da EC, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e Fórum de Justiça.

Entre os dias 12 e 15 de maio, os atendidos participaram de reflexões e dinâmicas que uniram conteúdo e expressão. No encerramento, houve uma caminhada com cartazes e faixas preparados pelas crianças e adolescentes, reafirmando a importância do cuidado e do respeito à infância.

Os encontros abriram espaço para que os participantes expressassem pensamentos e sentimentos sobre o tema. As produções artísticas, os debates e a caminhada mostraram como ações educativas podem apoiar a compreensão sobre os direitos e estimular o envolvimento da comunidade na proteção de crianças e adolescentes.




