No dia 12 de março, o Núcleo de Desenvolvimento Rural (NDR) da Estação Conhecimento de Arari realizou o “Dia de Campo Sisteminha Galinheiro” na comunidade rural de Cajazinho. A ação faz parte da implementação da tecnologia do Sistema Embrapa, com foco no Galinheiro de Poedeiras, que tem como objetivo garantir a segurança alimentar, promover a produção de alimentos e estimular a autonomia das famílias atendidas.

Durante a atividade, as famílias beneficiadas acompanharam o povoamento do galinheiro de uma das unidades familiares da comunidade. Como parte da iniciativa, foram entregues 20 pintos da linhagem ‘Novogen Brown’, além de bebedouro, comedouro, ração inicial e ração de crescimento. A equipe técnica do NDR também ofereceu orientações sobre o manejo adequado das aves, cuidados com a alimentação inicial e monitoramento sanitário, garantindo o desenvolvimento saudável da criação e a segurança alimentar das famílias envolvidas.

A implementação dessa tecnologia social representa um avanço significativo para a autonomia alimentar e geração de renda na comunidade. A partir do quinto mês, quando as aves iniciam a postura, cada galinheiro poderá produzir cerca de 540 ovos por mês, permitindo que as famílias utilizem os ovos para consumo próprio, troca ou comercialização. Dessa forma, além de melhorar a qualidade da alimentação, a iniciativa também abre novas oportunidades econômicas, fortalecendo a sustentabilidade local.
Com ações como essa, a Estação Conhecimento de Arari reafirma seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável, investindo em soluções inovadoras que afetam para a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas.
Para saber mais sobre essa iniciativa, assista ao vídeo: Clique aqui.

