No dia 22 de novembro, a Estação Conhecimento de Arari recebeu os alunos do 9º ano, Ensino Fundamental, da escola Unidade Integrada Gumercindo Paixão Fernandes, Miranda do Norte, para um dia de aprendizado e práticas pedagógicas. Durante a visita, os estudantes participaram de atividades promovidas pelos programas de Multiletramentos e Esporte Educacional, explorando novas formas de aprendizado e socialização.
A programação teve início com as falas de Kevson Moura, Professor de Arte e Projeto de Vida e a estudante Gislane Santos, acadêmica do curso de Química – UFMA. Eles destacaram a importância de escolhas conscientes e da superação de desafios no Ensino Médio para fortalecê-los para os desafios da série seguinte, incentivando os alunos a manterem o foco em seus objetivos.
Na atividade de multiletramentos, intitulada “Operação Babel: Decifrando o Mistério”, os participantes usaram ferramentas digitais para traduzir e reconstruir uma narrativa fragmentada em diferentes idiomas, promovendo o trabalho em equipe e a solução de problemas. A proposta também introduziu reflexões sobre o uso da tecnologia no aprendizado.
Já no esporte educacional, os estudantes participaram de atividades como o jogo “Queimado Individual”, uma corrida de revezamento adaptada e partidas de Futsal, Handebol e Queimado. As práticas incentivaram a interação, o respeito às habilidades individuais e o trabalho coletivo.
A realização de ações como essa fortalece os laços entre a Estação Conhecimento de Arari e a comunidade, criando oportunidades de aprendizado e promovendo a inclusão por meio de atividades que estimulam o desenvolvimento educacional e social.