Roda de Diálogos do Projeto Vestibulando promove discussão sobre literatura, racismo e protagonismo juvenil

A Estação Conhecimento de Arari promoveu, no dia 16 de novembro, a VII Roda de Diálogos com o tema “A Cordial Inércia Social”, uma atividade que uniu reflexões literárias e sociais para abordar a obra Casa de Pensão, de Aluísio Azevedo. Realizado em parceria com o Instituto Da Cor ao Caso, uma plataforma de letramento racial e diversidade que atua em organizações públicas e privadas, o evento estimulou discussões sobre representatividade negra, inclusão e interpretação textual. O Instituto Da Cor ao Caso busca promover práticas corporativas alinhadas ao desenvolvimento sustentável, criando uma relação direta entre o ambiente corporativo e a esfera pública, com o objetivo de incentivar uma mudança de mentalidade que valorize inovação e consciência social.

O encontro destacou a importância de conectar a literatura às discussões contemporânea. A análise da obra Casa de Pensão, leitura obrigatória para o Processo de Acesso ao Ensino Superior 2025 da Universidade Estadual do Maranhão, foi integrada a debates que relacionaram os temas da narrativa com questões como racismo, lugar de fala e representatividade em posições de liderança. Além de ampliar a compreensão literária, os estudantes foram incentivados a refletir sobre o impacto da discriminação racial na sociedade brasileira, baseados em dados do IBGE, que revelam que 55,5% da população se autodeclara negra (pretos ou pardos).

A interação entre os participantes foi um dos pontos mais importantes da Roda de Diálogos. Os estudantes discutiram temas acadêmicos, além de questões como comunicação inclusiva e o papel da juventude na transformação social. Um dos destaques foi a leitura de trechos da “Cartilha de Diversidade”, que ilustrou como a linguagem pode ser adaptada para tornar a sociedade mais justa.

Apresentações musicais e a declamação de poesias pelos vestibulandos criaram um ambiente acolhedor e dinâmico, promovendo a integração entre os participantes. O evento culminou com a entrega de prêmios a estudantes, entre eles, uma biografia de Maria Firmina dos Reis e um EcoBlack, oferecidos pelo Instituto Da Cor ao Caso.

A tarde foi reservada para atividades de lazer, proporcionando aos jovens momentos de descontração com práticas esportivas e banho de piscina. Essas dinâmicas complementaram a proposta do evento, que buscou aliar conhecimento e bem-estar, criando uma experiência completa para os participantes.

A Roda de Diálogos integra o Eixo Juventudes da Estação Conhecimento, um conjunto de iniciativas voltadas ao desenvolvimento integral dos jovens. Por meio de ações como essa, a instituição se consolida como um espaço que oferece uma educação além do conteúdo acadêmico, conectando jovens a questões sociais, culturais e comportamentais que os preparam para o futuro.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support