O Núcleo de Desenvolvimento Rural promove oficina de técnicas de criação de ninhos-armadilhas e atrativo para abelhas

No dia 13 de novembro, o Núcleo de Desenvolvimento Rural realizou a oficina “Confecção de Ninho-armadilha e Atrativo” para ensinar técnicas de preservação de abelhas nativas e conservação da biodiversidade. O evento reuniu membros do grupo de referência em apicultura e meliponicultura, que aprenderam a construir ninhos artificiais com materiais acessíveis, como garrafas PET, jornal, sacos plásticos, arame e fitas. A atividade foi conduzida com a orientação da equipe de pesquisa  da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que compartilhou técnicas específicas para o desenvolvimento dos ninhos.

Além da confecção dos ninhos, os participantes produziram atrativos utilizando álcool e geoprópolis, para tornar os ninhos mais eficazes no abrigo das abelhas. A oficina incentivou a inclusão produtiva por meio da apicultura e meliponicultura e fomentou práticas de geração de renda sustentável, contribuindo para a conservação ambiental.

 

A iniciativa permite que os participantes apliquem o conhecimento adquirido em suas próprias produções, promovendo a conservação das abelhas  e mantendo os processos de polinização essenciais ao ecossistema. Além disso, o projeto oferece oportunidades de geração de renda sustentável através da apicultura e meliponicultura, criando alternativas econômicas que respeitam e protegem a biodiversidade.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support