Marcando o início do mês de novembro, a Estação Conhecimento de Arari promoveu o Seminário de Educação Integral com o tema “Reaprendendo a Olhar”. O evento reuniu colaboradores, terceirizados, atendidos e representantes das famílias da instituição, com o objetivo de dar início ao processo de atualização do Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade. O seminário proporcionou espaço de reflexão e discussão sobre a educação integral, promovendo o engajamento de todos os envolvidos no desenvolvimento do novo modelo pedagógico da instituição.
A revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) é fundamental, pois garante que a Instituição se mantenha alinhada às necessidades da comunidade e às mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Essa atualização permite que o PPP continue sendo um documento vivo, que reflete os valores, objetivos e práticas pedagógicas da Estação Conhecimento, orientando o trabalho de forma coerente e eficiente.
Esse processo também possibilita a reavaliação de metas, estratégias e recursos, ajustando o projeto às condições atuais e aprimorando o acompanhamento das crianças e adolescentes.
Ao longo do Seminário, colaboradores compartilharam suas experiências sobre a importância da educação integral e o quando isso afetou positivamente as crianças, adolescentes, suas famílias e os próprios colaboradores. Falaram da importância de se perceberem parte do processo de formação dos atendidos, e da necessidade de espaços para esse tipo de reflexão.
A segunda edição do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Estação Conhecimento de Arari, introduz temas essenciais para a formação integral dos estudantes, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os principais eixos incluem Educação Antirracista, Emergências Climáticas e Esporte Educacional, Letramento Matemático, Letramento Digital, Educação Ambiental, Educação Inclusiva, Educação Nutricional, Juventudes e Letramento Literário. Essas temáticas buscam promover uma educação crítica, inclusiva e voltada para o desenvolvimento sustentável.
O PPP tem como objetivo formar cidadãos conscientes, capazes de enfrentar os desafios globais e locais, com foco na igualdade, sustentabilidade e inclusão, capazes de agir frente aos desafios do século XXI, de maneira crítica e com atitudes responsáveis, alinhando-se com as metas globais de desenvolvimento sustentável até 2030.
O evento contou ainda com a apresentação do Tambor de Crioula São Benedito, da comunidade quilombola de Oiteiro dos Nogueiras e do grupo de Música Zeca Baleiro, composto por crianças e adolescentes atendidas pela Estação Conhecimento de Arari.
Saiba mais:
Reestruturado pela primeira vez de 2018, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Estação Conhecimento de Arari reflete os valores e objetivos institucionais, visando à promoção da educação integral, ao fortalecimento de vínculos comunitários e ao desenvolvimento social. Ele incorpora a participação ativa dos atendidos e de suas famílias, enfatizando a construção de saberes e a valorização da cultura local. O PPP também busca garantir os direitos sociais, fomentando a autonomia e a cidadania, além de ações educativas articuladas que atendam às necessidades e potencialidades da comunidade, promovendo um desenvolvimento sustentável e inclusivo.