O Núcleo de Desenvolvimento Rural da Estação Conhecimento de Arari realizou no dia 11 de julho de 2024 a oficina “Abelha-Apis: Dados Biológicos Importantes”, que ofereceu conhecimento teórico sobre a biologia das abelhas, técnicas de apicultura e a importância da conservação desses insetos. O evento teve como objetivo principal a troca de conhecimento entre apicultores e meliponicultores experientes e iniciantes, além de sensibilizar a comunidade sobre a importância das abelhas para o equilíbrio ecológico e a segurança alimentar.
A oficina, teve como público-alvo os atendidos do grupo de referência em Apicultura/Meliponicultura da região de Arari e Vitória do Mearim. Durante a ação, o pesquisador Antônio Filho, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ministrou uma palestra onde abordou os principais aspectos biológicos das abelhas.
O evento destacou a importância das abelhas não só para a polinização e a manutenção da biodiversidade, mas também como uma fonte de geração de renda sustentável para os apicultores e meliponicultores locais. A prática da apicultura foi apresentada como uma atividade que pode contribuir significativamente para a segurança alimentar e a preservação ambiental.
A realização da oficina foi uma oportunidade para fortalecer o conhecimento sobre apicultura e promover práticas sustentáveis que beneficiam tanto os apicultores quanto o meio ambiente. O envolvimento de pesquisadores da UEMA trouxe uma base científica robusta para as discussões, enriquecendo a troca de informações e experiências entre os participantes.
Com atividades como essa, o foco constante é na capacitação dos atendidos e na promoção da autonomia financeira das comunidades locais, incentivando práticas que beneficiem tanto a sustentabilidade ambiental quanto o desenvolvimento econômico.