Representantes da Embrapa Cocais e Meio Norte visitam Núcleo de Desenvolvimento Rural da EC Arari

Em 2022 a Estação Conhecimento firmou parceria com a Embrapa Cocais para a implementação de 10 (dez) módulos – tanque de peixes – do Sisteminha da Embrapa. Hoje, em 2024 já somam mais de 100 módulos instalados em 8 (oito) comunidades ararienses que beneficiam 80 famílias.

Esse avanço, chamou a atenção da Embrapa, parceira na implementação da tecnologia e no dia 25 de junho, a gerente geral de negócios da Embrapa Joicy Santos, acompanhada por representantes da Embrapa Cocais e Embrapa Meio Norte, visitaram as instalações do Núcleo de Desenvolvimento Rural. O objetivo do encontro foi conhecer de perto os impactos do Sisteminha na vida dos comunitários e prospectar parcerias futuras.

Durante a visita, sob a orientação do professor, pesquisador e criador da tecnologia, Luís Guilherme, os visitantes exploraram os módulos tanque de Peixe, Galinheiro, Compostagem, Minhocário e Produção de Hortaliças presentes no NDR. A cada módulo apresentado, foram discutidos os benefícios ambientais e sociais da tecnologia. Outro momento importante foi a visita à comunidade de Enseada do Engenho, onde os visitantes conheceram o seu Antônio Bogea, um dos beneficiários do Sisteminha. Lá, puderam observar de perto como a tecnologia está sendo aplicada nas comunidades, fortalecendo a agricultura familiar e melhorando a qualidade de vida dos moradores locais.

O Sisteminha, é uma tecnologia social que permite que famílias se alimentem do que produzem em seus quintais e ainda possibilita a comercialização do excedente. Há 21 anos essa tecnologia vem transformando vidas por meio da produção sustentável e integrada de alimentos.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support