No dia 21/06/24 a Estação Conhecimento de Arari recebeu 30 crianças e adolescentes da comunidade Pedrinhas Clube de Mães, do município de Itapecuru Mirim, para uma imersão nas tecnologias rurais sustentáveis desenvolvidas pelo Núcleo de Desenvolvimento Rural (NDR) da organização. Durante a visita, os jovens tiveram a oportunidade de aprender técnicas como enxertia, alporquia e estaquia.
Conforme a Embrapa, a enxertia permite unir tecidos vegetais de diferentes plantas da mesma família para promover a reprodução de variedades adaptáveis e superiores. Já a alporquia facilita a propagação de plantas por enraizamento ainda ligado à planta mãe, ideal para espécies de difícil enraizamento. Por fim, a técnica de estaquia envolve o enraizamento de fragmentos de caule, folha ou raiz para formar novas plantas, essencial para multiplicar variedades que não se reproduzem por sementes. As três técnicas de propagação de mudas possibilitam trazer características da planta mãe. Estas oficinas demonstraram métodos inovadores de agricultura e incentivaram os jovens a explorarem novas possibilidades no campo e a compreenderem a importância da sustentabilidade para o futuro das comunidades rurais.
O eixo Educação do Campo do NDR, guiou a programação do dia, enfatizando a integração entre teoria e prática para promover um aprendizado significativo. Além das atividades técnicas, os visitantes participaram de atividades esportivas em colaboração com o programa de Esporte Educacional da Estação Conhecimento, reforçando o desenvolvimento integral dos jovens.