No dia 15 de março, o Núcleo de Desenvolvimento Rural (NDR) da Estação Conhecimento de Arari em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou o primeiro encontro das ações de implantação de espaço de referencia e grupo focal sobre PANC’s. O evento teve como objetivo fomentar a diversidade da produção agrícola por meio de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s), destacando alternativas alimentares saudáveis e acessíveis para aqueles que vivem no meio rural.
Durante a apresentação, os pesquisadores da UEMA compartilharam, com os produtores e produtoras rurais atendidas pelo Eixo SAN (Segurança Alimentar e Nutricional), conhecimentos técnicos sobre as principais PANC’s encontradas na região, além de apresentar receitas práticas e saborosas que podem ser preparadas com essas plantas. Os participantes, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre esses recursos naturais e explorar novas opções nutricionais para suas famílias.
Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de degustar um mousse de ora-pro-nóbis, uma das plantas alimentícias não convencionais apresentadas durante a oficina e facilmente encontrada na zona rural de Arari.