Estação Conhecimento por meio do Núcleo de Desenvolvimento Rural promoveu o curso “Cultivo de Hortaliças Folhosas” em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Realizado nos dias 05 a 07 de março de 2024, com carga horária de 24 horas, o curso possibilita o diálogo entre teoria e a prática sobre o cultivo das hortaliças folhosas, possibilitando a aplicação no cotidiano do agricultor(a) familiar.
Durante o curso, produtores e produtora rurais receberam orientações teóricas, colocaram em prática as técnicas aprendidas durante as atividades e para aprimorarem o conhecimento adquirido ao longo da formação, receberam uma cartilha com informações e procedimentos necessários para a execução das operações de produção, controle de pragas, colheita, pós-colheita e comercialização afim de desenvolver uma atividade economicamente viável. O material inclui também informações sobre segurança no trabalho e alertas ecológicos visando à sustentabilidade.
Vinculado ao Eixo Educação do Campo, esse curso teve como objetivo promover formação profissional rural e enriquecer as práticas agrícolas já realizadas nas comunidades ararienses.
Saiba mais sobre o Cultivo de hortaliças folhosas
São agrupadas como folhosas, as hortaliças cujas partes comerciais são folhas, outras partes verdes e flores. Este grupo se caracteriza por exigir cuidados especiais, desde o plantio até a comercialização, porque as partes comestíveis são tenras e delicadas, sendo comercializadas ainda frescas. São plantas de ciclo curto, que geram grande volume de produção por unidade de área, mas, como todas as hortaliças, exigem muito recursos para as práticas de irrigação, adubação, preparo do solo, transporte, embalagens, entre outros. Outra característica deste grupo de plantas é que são colhidas antes Coleção | SENAR 11 de completarem o ciclo de vida, ou seja, antes do florescimento. Por isso o período de colheita é bastante limitado, exigindo o acompanhamento diário das lavouras para que a colheita seja feita no ponto de máximo crescimento, mas sem a perda da qualidade comercial. Cada espécie de planta e às vezes, cada cultivar necessita de certas condições de clima, solo e cuidados para que sejam produtivas. Conhecendo-se estas exigências, é possível fazer a produção contínua destas hortaliças, utilizando cultivares mais adaptadas e, entre outras técnicas, a de cultivo protegido. O conhecimento das técnicas de cultivo é essencial para se obter alta produtividade com menor custo, menor impacto ambiental e maior benefício social.
Fonte: https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/150-HORTALI%C3%87AS.pdf