LA Vale e Embrapa Cocais estabeleceram uma parceria estratégica visando à transferência de tecnologias rurais inovadoras para impulsionar a produção de alimentos e promover a segurança alimentar em comunidades rurais. A iniciativa, que terá como instituições implementadoras o Instituto Formação e a Estação Conhecimento, tem como objetivo beneficiar diretamente 1000 famílias no Maranhão, divididas entre São Luís e Itapecuru Mirim, nessa última, a EC inaugurou recentemente seu escritório, que servirá como ponto de apoio para o grupo de trabalho do Acompanhamento Familiar Multidimensional, atuando em comunidades rurais da cidade.
LDurante o evento, foram apresentadas tecnologias sociais desenvolvidas pela Embrapa, como o Consórcio Rotacionado para Inovação na Agricultura Familiar (CRIAF), popularmente conhecido como Roça Sustentável. Esse conjunto de práticas agrícolas tem o objetivo de diversificar a produção e otimizar a produtividade de diferentes culturas agrícolas, promovendo uma abordagem sustentável.
A parceria também envolverá a transferência de tecnologias como o Sisteminha, que utiliza a piscicultura como motor de um sistema integrado para a produção de alimentos, promovendo benefícios econômicos e sociais. Além disso, foram apresentadas técnicas de processamento da mandioca, manejo de açaizais nativos, clorador e fossa séptica.