Dando continuidade às atividades do Eixo Desenvolvimento Rural em Itapecuru Mirim, a Estação Conhecimento, por meio do Projeto Acompanhamento Familiar Multidimensional, realizou no dia 16 de fevereiro, o Word Café com líderes das comunidades quilombolas: Oiteiro dos Nogueiras, Jaibara dos Nogueiras, Pedrinha Clube de Mães e Canta Galo. A iniciativa visou a construção coletiva do escopo do projeto para 2024, abordando dimensões cruciais como renda, infraestrutura, educação, saúde e nutrição. Essa abordagem permitirá que as ações desenvolvidas atendam de forma mais eficaz às necessidades dessas localidades.
Dentre as questões abordadas durante o Word Café, a identidade cultural das comunidades, foi um dos pontos altos. Cada comunidade abordou como acontecem os festejos, danças tradicionais, culinária e a contribuição da juventude para a preservação de sua identidade quilombola. E foi a partir dessa temática e da necessidade de ofertar atividades em consonância com as características locais, que a EC Arari ofertou, à equipe que apoiará o desenvolvimento das ações, o estudo criativo sobre documentos quilombolas com ênfase na luta antirracista. Esse compromisso com a compreensão aprofundada do tema visa contribuir para a qualidade das ações a serem executadas em Itapecuru-Mirim.
Sobre o projeto…
O Projeto, que integra tecnologias rurais do Núcleo de Desenvolvimento Rural (NDR) e as ações do Acompanhamento Familiar Multidimensional, busca fortalecer os vínculos com as comunidades tradicionais e promover ações que impactem positivamente nas dimensões essenciais da vida cotidiana, dentre elas: saúde, educação, nutrição infraestrutura e renda.