O II Workshop sobre a Cadeia Produtiva do Mel, realizado na Estação Conhecimento de Arari em 22 de setembro de 2023, se destacou como um evento de sucesso que promete deixar um impacto duradouro nas comunidades de Arari.
O evento reuniu apicultores, meliponicultores, estudantes, especialistas e entusiastas, proporcionando um espaço para discussões, aprendizado e compartilhamento de experiências.
A apicultura e a meliponicultura têm um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico da região de Arari, pois essas atividades proporcionam o aumento da renda familiar, trazendo benefícios sociais, ambientais e econômicos. As abelhas são responsáveis pela manutenção do serviço ecossistêmico de polinização, no qual polinizam mais de 60% de espécies agrícolas cultivadas no Brasil. Além da polinização, as abelhas são responsáveis pela produção de mel, produto utilizado na alimentação humana. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2021, o valor da produção de mel no Brasil foi de R$ 854.416,00 e a quantidade produzida foi de 55.828,154 toneladas. No estado do Maranhão, o valor de produção foi R$ 38.595,00 reais e a quantidade produzida foi de 2.381,96 toneladas (IBGE, 2023).
O Workshop contou com uma programação abrangente, realizadas por especialistas na área. Dando início as palestras, o Dr. Laurielson Chaves Alencar, da UFPI, palestrou sobre “Cadeia Produtiva do Mel no Meio Norte”. Após o almoço, aconteceram oficinas sobre Cremeterapia, Hidromel, Derivados de Própolis, Culinária Meliponícola e Produção de Plantas Poliníferas e Nectaríferas. Para encerrar a programação Ricardo Camargo – Biólogo, Mestre em Departamento de Zoologia palestrou sobre a Meliponicultura zootécnica: aspectos técnicos e avanços tecnológicos.
O evento foi um espaço de debates e aprofundamento do conhecimento a respeito da importância da criação das abelhas e das atividades econômicas oriundas da criação desses animais. Os participantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com profissionais de diversas áreas, fazendo perguntas e explorando os aspectos distintos de cada campo de estudo. Eles também participaram de palestras e atividades práticas que os ajudaram a visualizar seus futuros caminhos com mais clareza.
Pedro Verde, Diretor da Estação Conhecimento, expressou sua satisfação com o evento: “O II Workshop sobre a Cadeia Produtiva do Mel foi um sucesso. Reunimos uma comunidade apaixonada pela apicultura e meliponicultura, dentre eles pesquisadores e professores universitários, grandes criadores de abelhas do estado, instituições da sociedade civil organizadas, estudantes de cursos técnicos e superiores. Bem como, representantes de mais de 12 cidades. Reunir esse grupo específico é um indicador de que há rede de apoio para a cadeia produtiva do Mel, e a EC Arari se posiciona como instituição interlocutora nessa demanda.”
Adriano Dutra, Coordenador de Projetos Rurais do Núcleo de Desenvolvimento Rural (NDR), destacou a importância da iniciativa: “A apicultura e meliponicultura são atividades fundamentais para a região. O Workshop fortaleceu a cadeia produtiva como um todo além de ter proporcionado a oportunidade para nossos produtores e empreendedores rurais locais apresentarem seus produtos.”
Além das atividades técnicas, o evento também promoveu a venda de produtos relacionados à apicultura e à agricultura local. A Coomavi, de Itapecuru Mirim, ofereceu uma variedade de produtos à base de Babaçu, incluindo biscoitos, bolos, sanduíches e sorvetes. Produtores Rurais de Enseada do Engenho, povoado de Arari, também marcaram presença, vendendo produtos naturais como bananas, ovos caipiras, macaxeira, limão entre outros.
O II Workshop sobre a Cadeia Produtiva do Mel enriqueceu o conhecimento dos participantes e promoveu o fortalecimento das comunidades da região que realizam as atividades de apicultura e meliponicultura. Este evento exemplificou o compromisso contínuo da Estação Conhecimento de Arari e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em apoiar o crescimento sustentável da região.