Ao longo dos dias 15 e 16 de junho de 2023, o Núcleo de Desenvolvimento Rural da Estação Conhecimento de Arari, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Cocais realizou com 30 produtores rurais das comunidades de Bubasa, Vila Nova, Pimental, Quindil, Boa Esperança e São Bento o ciclo formativo em Mandiocultura.
Durante a formação – ministrada pelo professor José de Ribamar Costa Veloso, Técnico e pesquisador da EMBRAPA e especialista em Mandiocultura – foram realizadas oficinas de sistemas de produção e reprodução rápida da maniva, macaxeira biofortificada, uso da manipueira, uso da mandioca na alimentação animal e processo de fabricação de farinha.
Os dois dias de formação – divididos entre teoria (NDR) e prática (comunidade São Bento) – abordaram técnicas atualizadas e práticas adequadas para o cultivo da mandioca, boas práticas de manipulação para produção da farinha, informações sobre técnicas modernas de cultivo, incluindo seleção de variedades adotadas como a macaxeira biofortificada, manejo e conservação do solo, práticas de adubação, controle de pragas e doenças, colheita, processamento e fabricação de farinha. Com essas orientações, os produtores podem melhorar suas práticas agrícolas, potencializar a produtividade de suas lavouras e agregar valor aos insumos produzidos.
Dentre os benefícios do cultivo, produção e processamento da mandioca/macaxeira, estão:
- Segurança alimentar e nutricional das comunidades locais: Por serem ricas em carboidratos, vitaminas e minerais, e poderem ser processadas em diversos produtos, como farinha, tapioca, fécula, bolos entre outros derivados, que são amplamente consumidos pela população maranhense;
- Fortalecimento da agricultura familiar: Por ser uma cultura adaptável e de baixo custo de produção, produtores rurais podem cultivar a mandioca/macaxeira em suas propriedades como uma forma de subsistência, além de poderem vender o excedente para gerar renda adicional, contribuindo assim para a manutenção das famílias no campo, para a preservação da cultura agrícola local e a redução do êxodo rural.
- Fortalecimento comunitário: Comunidades rurais produtoras de mandioca/macaxeira têm sua identidade cultural e tradições enraizadas no cultivo e processamento desse insumo. Além disso, a produção envolve a participação de toda a família, promovendo o trabalho coletivo e o fortalecimento das comunidades comunitárias.
- Potencial de diversificação agrícola: Por possuir ampla gama de usos e poder ser processada em diferentes produtos alimentícios e não alimentício, proporcionando oportunidades de diversificação agrícola e agregação de valor à produção, permitindo que os produtores explorem diferentes mercados.
SAIBA MAIS
[…] De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os oito primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção. De modo geral, 40% das raízes são destinadas à produção de farinha, 20% para produção de amido e o restante, destinadas a usos como mandioca de mesa e alimentação animal.
A falta de material de plantio de qualidade é um dos principais problemas dessa cadeia produtiva. A semear é uma das etapas mais importantes para garantir uma boa produção. Por esse motivo, a Embrapa desenvolveu uma Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária (Reniva), estratégia que proporciona maior sustentabilidade e competitividade para a Mandiocultura. O objetivo é disponibilizar manivas em quantidade e qualidade suficientes e nos períodos de maiores demandas, em função das melhores épocas de plantio. A instalação do sistema Reniva nas regiões de produção de mandioca é garantia de maior produção de raízes e sustentabilidade da cultura em longo prazo.
Fonte: https://www.embrapa.br/en/mandioca-e-fruticultura/cultivos/mandioca