No dia 23 de setembro a EC Arari participou do XVIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação levando apresentação de trabalho científico na modalidade relato de experiência, onde compartilhou a implementação do Projeto Integrador ao currículo da organização.
O congresso teve duração de três dias e ocorreu em formato inovador, oferecendo programações presenciais em Caruaru, híbridas no Recife e 100% virtuais, esse último o formato optado pela EC Arari. Em meio a programação de 30 palestras e 8 oficinas com nomes importantes do cenário educacional do Brasil e do mundo, esteve a Organização participando do Espaço do Conhecimento, momento dedicado à disseminação e compartilhamento de trabalhos acadêmicos.
O relato de experiência de título “Ciência e Tecnologia como tema do projeto integrador na Estação Conhecimento De Arari” foi desenvolvido pelo educador do Programa de cultura Magno Roberto e a coordenadora pedagógica Joversina Martins, que inspiraram-se no projeto integrador trabalhado no primeiro semestre de 2022, voltado para a educação científica e tecnológica.
O Projeto Integrador faz parte do currículo da EC Arari e acontece semanalmente, quando todos os programas desenvolvem práticas pedagógicas que trabalham um tema selecionado em comum.
No projeto integrador que inspirou a participação no congresso, a temática ciência e tecnologia foi desbravada durante o primeiro semestre de 2022, demonstrando ciência e tecnologia existentes no cotidiano, estimulando o pensamento investigativo e criativo dos atendidos por meio de metodologias ativas, estratégias inovadoras e uso de materiais para a cultura do aprender fazendo.
A participação no congresso responde à diretriz da intersetorialidade que rege a EC Arari, pois reforça a importância de acessar outros conhecimentos e instituições na intenção de compartilhar boas práticas e ampliar seu próprio repertório.