Na última segunda-feira (22) o Projeto Estação Inova deu início a dois cursos profissionalizantes ofertados em parceria com o SENAC. Os cursos de Ferramentas de marketing digital e Logística, Marketing e Vendas estão sendo realizados na EC Arari, ambos com garantia de certificado e carga horária acima de 20 horas.
A ação é parte do cronograma de atuação do projeto para o ano de 2022, que no segundo semestre ampliou seu alcance e agregou mais uma grande parceria, trazendo cursos no presencial executados pelo SENAC E SENAI entre os meses de agosto e novembro. As inscrições são destinadas preferencialmente para atendidos da EC Arari com idade a partir de 16 anos que estejam cursando ou já concluíram o ensino médio.
Com essas ações o projeto visa aquecer o mercado de trabalho para as áreas do empreendedorismo e tecnologia através de capacitação profissional para a juventude local, promovendo nos participantes o desenvolvimento de novas habilidades e de ideias inovadoras.
Além dos cursos presenciais, o Projeto Estação Inova, desenvolvido pela Estação Conhecimento de Arari, busca promover a igualdade de oportunidades também por meio do acesso a cursos de uma das maiores plataformas de aprendizagem tecnológica do país – Alura.
A primeira turma que concluiu a trilha formativa por meio da plataforma, iniciada em março de 2022, finda seu ciclo nesta sexta-feira (02) com a formatura de 24 alunos em cursos das áreas de Programação, Marketing Digital, Gestão de pessoas, DataScience e Inovação e gestão.
O evento voltado para alunos e parceiros acontecerá no Centro de Capacitação Profissional e Ensino Superior Leão Santos Neto, em Arari (MA), que em parceria ofereceu salas aos alunos do município que se inscreveram e precisavam de espaço adequado para assistir às aulas online.
Na ocasião, os alunos apresentarão o projeto final que consiste na criação de um site e os dois melhores desempenhos serão contemplados com bolsa-estágio de um ano em sua área de formação na Estação Conhecimento de Arari.
Além disso, os alunos foram desafiados a apresentarem projetos concorrendo à incubadora de propósitos, onde três projetos serão selecionados dentro dos critérios: ideia de qualquer natureza que gere renda; e tenha relação com aprendizagem do percurso formativo no Estação Inova. A incubadora investirá por três meses nos projetos para garantir seu funcionamento.