Nos dias 01, 02 e 09 de abril o Projeto Estação Jovem promoveu oficinas com os temas centrais Autoconhecimento, Comunicação e outras habilidades socioemocionais. As oficinas realizadas durante dois finais de semana, na Estação Conhecimento de Arari, reuniram jovens dos municípios de Arari, Vitória do Mearim e Miranda do Norte.
Os encontros foram conduzidos pela Iniciativa Escola de Notícias – organização de São Paulo autogerida e liderada por jovens que atua na formação, ampliação de repertório e incubação de projetos com a juventude periférica.
Os formadores Camila Vaz (diretora executiva da Escola de Notícias, atuando há 17 anos em projetos de educação, comunicação e juventude) e Leonardo Pereira (atua na direção executiva da Escola de Notícias e desde 2014 como articulador comunitário, ilustrador e facilitador de processos em projetos de educação e juventude) promoveram um ambiente acolhedor e de identificação para os jovens participantes, criando uma verdadeira atmosfera de experimentação e vivência em grupo, através de metodologia ativa.
Foi gratificante, aprendi a olhar para mim e saber me descrever melhor, do que gosto e não gosto. Quando topei participar foi para melhorar uma trava minha que era a questão de falar em público e isso foi muito trabalhado na oficina pelo jeito que a Camila e o Léo nos deixaram a vontade, de forma criativa e divertida. Essas coisas novas tiram a gente da nossa zona de conforto e mudou totalmente meu jeito de pensar.
(Joy Lima, jovem participante do Projeto)
A tarde do último sábado (9), quando ocorreu o encontro de encerramento, foi marcada por uma programação idealizada pelos próprios jovens participantes, que planejaram uma roda de conversa com convidados para exibir tudo o que foi produzido durante as oficinas.
Os jovens confeccionaram uma exposição com fotografias autorais partindo do tema “Estação Conhecimento como ferramenta de autoconhecimento”. Além da visita à exposição, relataram a experiência no processo de produção de um Podcast que respondia “O que é autoconhecimento para você?”, e por fim, apresentaram o mural virtual Padlet onde registraram os melhores momentos das oficinas. Na roda de conversa, os jovens fizeram o papel de mediadores, replicando com seus convidados a metodologia utilizada com eles durante o projeto.
Iniciado em 2021, o Projeto Estação Jovem é uma iniciativa da EC Arari voltada para as juventudes idealizado para ouvir o público-alvo, compreendendo suas angústias e apoiando suas potencialidades. A primeira fase do projeto foi realizada de modo remoto durante a pandemia. Sete oficinas online foram desenvolvidas nos eixos Projeto de vida; Participação Social; e Autocuidado. A partir do engajamento nesta primeira fase, foram selecionados 20 jovens para a etapa presencial ocorrida neste mês de abril.
Cultura, família, sexualidade, laços sociais, escola, profissão, gênero etc., são importantes marcadores que resultam nas juventudes (no plural remete à diversidade) espalhadas pelo mundo. Foi com esse olhar “pluralizado” que o projeto se direcionou aos jovens através de propostas que tiveram, na essência, o autoconhecimento e o pensamento crítico e criativo.