Na manhã do dia 1 de abril a Estação Conhecimento de Arari reuniu colaboradores, profissionais da rede municipal de educação, saúde e assistência social, além das famílias de crianças e adolescentes para conscientização sobre o autismo por meio do painel “Com respeito, amor e inclusão todas as peças se encaixam” que contou com palestra, roda de conversa e visitação aos espaços da EC Arari.
Há cerca de 15 anos o mês de abril passou a ser considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o mês da conscientização mundial sobre o autismo, com o objetivo de chamar atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Em 2022 a campanha parte do tema “Lugar de autista é em todo lugar”.
Na intenção de somar esforços à campanha levando informação e apoio, o painel na EC Arari procurou abordar o processo de diagnóstico, o tratamento multiprofissional, a garantia de direitos e a inclusão social.
A programação iniciou com a palestra da psicóloga Taís Gomes, Especialista em Análise Do Comportamento Aplicada (ABA) Em Pessoas Com Atraso Do Desenvolvimento, seguida da roda de conversa multidisciplinar com as profissionais Stephanny Jardim – Assistente Social da EC Arari Especialista em Saúde da Família; Émilly Gomes – Fisioterapeuta pós-graduanda em Terapia Intensiva adulto, neonato e pediátrico; Juliana Malta – Psicóloga da EC Arari especialista em Psicologia Escolar; Bianca Licá – Fonoaudióloga da Equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da SEMED Arari; Teila Pereira – Terapeuta Ocupacional da EC com formação em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Kyannia Girard – Nutricionista da EC Especialista em Educação Nutricional.
A roda de conversa multidisciplinar contou ainda com a participação das famílias presentes que relataram suas experiências e percepções na vivência com crianças e adolescentes diagnósticas ou em investigação do TEA. O evento foi finalizado com visitação aos espaços da EC Arari objetivando dialogar sobre educação e inclusão como mais uma forma de estimular o desenvolvimento dos indivíduos que apresentam essa condição.
Eventos desse tipo possuem intencionalidade educativa e promovem espaços de diálogo e reflexão entre os educadores e demais convidados, pretendendo com isso, que se tornem replicadores das ações de inclusão e acolhimento para as crianças e adolescentes atendidos pela organização, bem como para a sociedade em geral.