Na manhã da última terça-feira (14), estiveram reunidos profissionais da rede municipal de educação, saúde, assistência social, Estação Conhecimento de Arari e sociedade civil – organizações atuantes na garantia dos direitos das crianças e adolescentes – em evento para marcar a adesão do Selo Unicef pelo município de Arari.
O evento realizado na Casa do Professor, em Arari, teve o intuito de apresentar à rede intersetorial e sociedade civil, a relevância do Selo Unicef para o desdobramento de ações que visam a oferta qualificada dos serviços de proteção voltados para a infância e adolescência, bem como desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas. Assim, alcançando os indicadores propostos pelo UNICEF (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância).
O Selo é uma iniciativa da UNICEF para estimular e reconhecer avanços reais na promoção e garantia dos direitos do público infantojuvenil em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A cidade de Arari aderiu ao selo de forma espontânea, ao lado de outros 2.023 municípios distribuídos em 18 estados brasileiros, e será representada por uma equipe composta por uma articuladora, na figura da assistente social da EC Arari, Tatiane Ericeira, que vai liderar a participação do município na estratégia, além de um mobilizador de Adolescentes, representado por José de Ribamar Gonçalves Filho – Pedagogo; um(a) mobilizador(a) de Educação, representada por Joelma Braga da Silva – coordenadora geral da educação; um(a) mobilizador(a) de Saúde, representada por Karla Roberta Ribeiro Gomes – coordenadora da vigilância em saúde; e um(a) mobilizador(a) de Assistência Social, representada por Manuelle Fernandes Dos Reis – Secretária adjunta de Assistência social.
O lançamento serviu como ponto de partida para o trabalho que se estende de 2021 até 2024, buscando alcançar os indicadores propostos pela UNICEF, e assim, tornar o município de Arari mais atuante na garantia da educação, saúde e assistência social das crianças e adolescentes.