No mês de agosto a EC Arari lançou mais um Desafio: jovens ararienses de 15 a 24 anos que se interessam pelo universo tecnológico puderam se inscrever e escolher até duas jornadas ofertadas pelo projeto Desafio Tech para ampliar os conhecimentos nesse tema, sob a mediação de instituições especialistas no assunto. O programa, alinhado com a perspectiva de Educação Integral da Estação, foi finalizado com o Ideathon em 23 de setembro, acumulando mais de 20 horas de carga horária para os participantes.
Desafio Tech é um programa pioneiro no território arariense, fruto da parceria entre Estação Conhecimento de Arari, Fundação Vale, Microsoft e JA Brasil, onde o estudante adquire conhecimentos e habilidades nas novas tecnológicas. As aulas foram realizadas online, por meio da plataforma Teams, conduzida por professores da JA Brasil – organização social fundada há mais de 100 anos que desenvolve trabalhos com jovens focando no empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho. A Microsoft ofereceu ferramentas e o suporte à estruturação do projeto e a EC Arari realizou a monitoria das turmas.
A proposta ofertou duas jornadas de aprendizagem: 1 – “Trilha Digital”, voltada para quem possui smartphone. Nesta trilha, através de pesquisa dos problemas da comunidade, os jovens aprenderam sobre cultura digital, tecnologia e se preparam para o mercado de trabalho;
e na jornada 2 – “Eu Programo</>”, voltada para quem possui notebook/PC, os jovens aprenderam sobre linguagens de computação através da criação de um site.
Após a vivência de duas jornadas que duraram quatro semanas, com dois ou três encontros semanais, o programa foi finalizado com o Ideathon no dia 23 de setembro. No Ideathon, os jovens realizaram uma maratona de soluções de problemas utilizando o conhecimento adquirido nos cursos, com o objetivo de estimular o pensamento empreendedor e criativo.
“Foi o meu primeiro contato com o mundo da programação. Consegui aprender muito e estou animada para aprender muito mais, esse curso foi um desafio e consegui absorver muito do que foi passado. Vou continuar buscando sobre os conteúdos que foram transmitidos e tentar aprimorar meus conhecimentos”. Fernanda Mendes – aluna da turma EU PROGRAMO </>