Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina, organizam nacionalmente a campanha intitulada Setembro Amarelo, objetivando prevenir e reduzir os números de suicídio no país.
A campanha cresceu e recebe apoio de toda a sociedade, se fazendo presente em inúmeros municípios brasileiros. Por isso, a Estação Conhecimento de Arari realizou ações de conscientização e prevenção voltadas para seus colaboradores e profissionais convidados do Centro de atenção psicossocial (CAPS) de Arari.
A primeira roda de conversa, realizada em 16 de setembro, contou com a mediação da psicóloga Nadya Pereira e do médico Leonaldo Bastos, ambos colaboradores da EC Arari, abordando aspectos como: o que é a campanha; o que é o suicídio; fatores de risco; medidas preventivas; acolhimento e serviços de apoio, dentre outros. Mais tarde, em 22 de setembro, o psiquiatra do CAPS do município de Arari, Leandro Trovão, conduziu a roda de conversa “Agir para salvar vidas”, abordando a ideação suicida na perspectiva cognitiva e comportamental, bem como a prevenção e os serviços disponíveis na rede municipal.
As rodas de conversa possuem a intencionalidade educativa e promovem espaços de diálogo e reflexão entre os educadores, pretendendo com isso, que se tornem replicadores das ações de prevenção e acolhimento para as crianças e adolescentes atendidos pela organização, bem como para a sociedade em geral.