“Arari do Verso à Prosa” é o nome dado ao projeto da Estação Conhecimento de Arari que incentiva a produção literária e a capacidade leitora. Criado nos primeiros meses de 2021, o projeto tem um trajeto bem delineado rumo ao despertar do interesse pela leitura, com um cronograma que inclui aquisição de acervo, acesso a biblioteca virtual garantido, formações em mediação de leitura, rodas de conversa com autores e ainda a criação de clubes de leitura.
As ações citadas são voltadas para diversos públicos – desde crianças, adolescentes e famílias atendidas pela EC Arari, passando pelos colaboradores da própria organização, chegando até educadores da rede municipal de educação de Arari – que no mês de Julho passaram a compor cinco clubes de leitura criados pelo projeto. O desafio de cada clube é realizar encontro semanal para comentar a leitura da obra que está sendo desbrava pelo grupo. Torto Arado (Itamar Vieira Júnior); Quatro Estações de Morte (Regina Drummond e Rosana Rios); Ali Baba e os quarenta ladrões (Tatiana Belink); Gato de botas (Charles Perrault); Memórias de um burro (Condessa de Ségur), são os títulos que estão sendo apreciados pelos clubes, no momento.
Os encontros acontecem via plataforma virtual e possibilitam a socialização das pessoas envolvidas, além de despertar o gosto pela literatura, especialmente nos adultos, que acabam por ter o hábito adormecido devido os afazeres do cotidiano. A diretora pedagógica Leoana Oliveira relatou suas impressões:
Gostei muito do espaço e do modo dinâmico em que foi conduzido o momento. Estou ansiosa para participar dos
próximos encontros, pois me senti bastante motivada.
(Leoana Oliveira – Membro do clube de leitura Torto Arado)
O incentivo a leitura também saiu das telas de videoconferência e visitou colaboradores na EC Arari para um momento de roda de leitura, mediada pela educadora Dalvana Dutra. Colaboradores da EC Arari deixaram seus depoimentos sobre o momento:.
Achei bom porque estávamos juntos. A leitura foi muito boa, me fez viajar pelas minhas memórias.
(Joana Francisca Santos – Auxiliar de serviços gerais)
Gostei muito! Foi algo diferente, a equipe de manutenção nunca tinha tido essa oportunidade. Me senti incluído e espero que tenha mais vezes.
(Roberto sena – Auxiliar de serviços gerais)
Esse momento também fez parte do Projeto Arari do Verso à prosa, visando disseminar o interesse pela leitura àqueles que possuem alguma dificuldade, como de alfabetização e letramento, acesso à internet e outras.