O Encontro de famílias faz parte do calendário anual da EC Arari, com uma programação de quatro encontros no decorrer do ano. Trata-se de uma forma de estreitar laços com as famílias, de convocá-las para o compartilhamento de responsabilidades e apoiá-las no desenvolvimento socioeducativo das crianças e adolescentes.
Com a suspensão de atividades presenciais, a família tornou-se uma parceira ainda mais especial para a EC Arari, já que além de seu papel original ganhou mais um: mediadora da relação educando e EC Arari, onde realiza presencialmente o que antes era desenvolvido no espaço da EC. Portanto, a família está sendo peça fundamental para os educadores e equipe multidisciplinar.
Como tantas outras ações da Organização, o Encontro de famílias também passou por adaptações e teve sua metodologia reinventada. Assim, do dia 4 de Junho até 2 de Julho estarão sendo realizados encontros semanais com esse público, por plataforma virtual.
As famílias foram divididas levando em conta a faixa-etária dos atendidos, conforme os agrupamentos trabalhados na EC Arari: 4 a 6 anos – semear, 7 a 10 anos – germinar, 11 a 15 anos – desenvolver e 15 a 18 – florescer. Foram ao todo cinco conferências, visto que uma das faixas etárias foi dividida em duas datas devido ao maior quantitativo do grupo.
Cada momento foi cuidadosamente planejado pelos educadores e equipe multidisciplinar, priorizando o modelo participativo e temas centrais, como: Por que entregamos kits alimentícios; Por que produzimos práticas pedagógicas; e Qual o papel da família nesse momento?
Embora considerando as dificuldades de acesso à internet do público, persistir na realização dos encontros foi também persistir na manutenção do vínculo afetivo com e entre as famílias. A ocasião foi sistematizada para o compartilhamento de responsabilidades e informações essenciais, mas principalmente pensando na garantia de direitos das crianças e adolescentes atendidos.