Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de Junho, o Programa de Educação Para o Campo da EC Arari, promoveu uma série de ações para lembrar a importância desta data e estimular a consciência para um mundo mais sustentável.
As ações que iniciaram no dia 25 de Maio – com a entrega, em domicílio, de mudas de ipês para as famílias atendidas – se estendem até o dia 6 de Junho, alcançando assim todos os públicos assistidos pela Organização. Além das mudas de ipês, crianças, adolescentes e suas famílias têm sido orientados diariamente sobre como levar um estilo de vida mais sustentável, por meio dos informativos lançados nos canais de comunicação com a EC.
Os colaboradores também estão sendo agraciados com essa importante iniciativa. O Programa de Educação Para o Campo lançou o Quiz “O quanto sou sustentável?” exclusivamente para os colaboradores refletirem acerca dos comportamentos adotados no dia a dia. A ferramenta ainda traz uma riqueza de informações importantes para a construção de novos hábitos.
Na última terça-feira (02), foi a vez de ouvir uma especialista no assunto. A Roda de conversa “Isolamento social e sustentabilidade”, realizada através da plataforma Google meet, trouxe a convidada Vanessa Lago (Engenheira agrônoma e coordenadora do Núcleo de Permacultura da Estação Conhecimento de Arari) para abordar a promoção de ações sustentáveis neste momento de isolamento social, na intenção de fomentar a mudança de hábitos do dia a dia.
Para encerrar a celebração, assim como os atendidos, os colaboradores também receberão em suas casas mudas e ecobags, para incentivar a arborização, reflorestamento e a preservação ambiental.
O território maranhense possui uma cobertura vegetal considerável, composta basicamente por floresta, cerrados e campos, além de uma diversidade de águas. A EC Arari tem sua localização geográfica na “baixada maranhense”, região conhecida por seus extensos campos e lagos que se entremeiam no período de cheia. O meio ambiente é a principal riqueza do Estado e é quem dá o tom a diversos outros fatores, como clima, economia, cultura e até mesmo aos indicadores sociais. Este é o contexto sociocultural das crianças e adolescentes atendidos na Organização. Portanto, para a EC Arari enquanto instituição educativa, afirma-se nesse fato a importância de celebrar esta data, uma vez que através da consciência ambiental se fortalece a sensação de pertencimento ao território e seus costumes, bem como colabora para a formação de cidadãos e cidadãs mais comprometidos(as) com a natureza e com a coletividade.