EC Arari prepara lançamento de mais um projeto: o Estação Jovem

Os últimos dois anos da Estação Conhecimento de Arari estão sendo marcados pela efervescência de projetos que visam não só complementar a atuação, como também ampliá-la. São projetos nas mais diversas vertentes que, com a facilidade do mundo virtual, beneficiam os inscritos na Organização e chegam também a outros interessados, especialmente no território arariense.

Dentre os projetos estruturados nesse período estão o curso pré-vestibular online e gratuito “Vestibulando”, o projeto de promoção ao livro e à leitura para toda a família e escolas da rede municipal “Arari do verso à prosa” e, ainda, o projeto especialmente voltado para as juventudes: Estação Jovem.

“Estação Jovem”, assim batizado em votação com os colaboradores, foi idealizado para atender a uma necessidade bastante específica da EC Arari em relação as juventudes: conseguir ouvi-los, dar espaço, compreender suas angustias e apoiá-los em suas potencialidades.

Juventudes, no plural, remete à diversidade de fatores que podem influenciar as experiências vividas nesse período do desenvolvimento humano. Cultura, família, sexualidade, laços sociais, escola, profissão, gênero, etc., são importantes marcadores que resultam nas juventudes espalhadas pelo mundo.

Com esse olhar “pluralizado”, o projeto se direciona à juventude arariense na intenção de dar espaço de fala, ampliar a consciência e as possibilidades de ser, através de propostas que têm, na essência, o autoconhecimento e o pensamento crítico e criativo. Atenderá jovens de 15 a 29 anos, em conformidade com a faixa etária classificada pelo Estatuto da Juventude, e será voltado para todos os jovens do território, não só aqueles matriculados na Organização.

A primeira parte do projeto teve inicio no dia 4 de Maio deste ano com o ciclo de formações dos profissionais da equipe envolvida. São encontros semanais para formação em três eixos distintos: Projeto de vida; Participação Social; e Saúde, esporte e lazer. As formações finalizam em 2 de Junho, especializando uma equipe de 14 pessoas para trabalhar diretamente com os jovens.

A equipe é composta em sua maioria por jovens colaboradores da EC Arari e de dois projetos do território arariense que desenvolvem trabalhos com o público em questão e foram convidados para estruturar e executar o Estação Jovem, com base em suas experiências. Além de incentivar os dois projetos ararienses, Estação Jovem também priorizou que as formações fossem prestadas por organizações sociais de todo o Brasil com expertise nos eixos citados acima.

Ao finalizar o processo de formação da equipe, será a vez de beneficiar os jovens. Os profissionais irão colocar a mão na massa para ofertar uma experiência única aos jovens, que mescla troca de ideias e experiências, encontros, produção de projetos e (re)ssignificação de olhares. As principais ações serão as oficinas (com temas alinhados aos interesses e às demandas das juventudes atuais) e a produção de projetos com aplicações para o território.

Se você é jovem (entre 15 e 29 anos) e ficou interessado(a), atenção! O projeto abrirá inscrições para as oficinas online e gratuitas, que devem ser divulgadas em breve nos canais de comunicação da EC Arari.

 

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support