O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” – já consolidou-se no calendário do setor social como ocasião de extrema relevância. A data instituída pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que baliza a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e que alcançou de forma marcante muitos municípios brasileiros. O dia foi escolhido em referência a um crime bárbaro ocorrido na cidade de Vitória (ES) em 18 de maio de 1973, cuja vítima foi a menina Araceli, de oito anos de idade, que foi sequestrada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.
Como forma de fortalecer essa pauta, e com isso, combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes através da mobilização da rede de garantia de direitos e da sociedade como um todo, a Estação Conhecimento de Arari promove de segunda-feira (17) até sexta-feira (21), uma semana programada para a disseminação de informações sobre o tema.
A programação contará com espaços voltados para crianças, adolescentes, educadores, especialistas, famílias e órgãos da rede municipal de Arari como Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Secretaria de Educação e CMDCA, componentes da rede de garantia de direitos.
As ações acontecerão exclusivamente via plataforma Google meet, rádio local e redes sociais, adaptando-se ao cenário de pandemia.
Programação:
Segunda-feira (17/05)
Podcast “Dialogando sobre o 18 de Maio”
Terça-feira (18/05)
Roda de conversa com especialistas: Papel do educador no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes – às 15h00 via plataforma Zoom, aberto ao público.
Quarta-feira (19/05)
Propagação de conteúdos informativos
Oficina “Como conversar em família sobre abuso sexual” – às 16h00 via Google meet
Público-alvo: famílias
Mediação: Equipe Multidisciplinar
Quinta-feira (20/05)
Roda de conversa: Não guarde esse segredo! – às 15h00 via Google meet
Público-alvo: Crianças
Mediação: Programa de Multiletramentos;
Roda de conversa: 18 de Maio em foco! – às 17h00 via Google meet
Público-alvo: adolescentes
Mediação: Programa de Cultura;
Sexta-feira (21/05)
Propagação de vídeo educativo para conscientização