A formação em Mediação de leitura acontece semanalmente de Março a Maio, a plataforma virtual Zoom, e é direcionada aos Colaboradores da EC Arari e professores, supervisores e coordenadores das Escolas Zuleide Bogéa e José Joaquim Batalha, ambas da cidade de Arari.
Os encontros são mediados pelos multiplicadores Jorge Franco de Oliveira – Pedagogo atuante há mais de 15 anos realizando formações e acompanhamento de educadores em projetos de incentivo à leitura e literatura de diversas organizações sociais – e também Estefânia Nazário – Pedagoga atuante há 17 anos realizando formações e acompanhamento de educadores em projetos de incentivo à leitura e literatura de diversas organizações sociais e escolas públicas em São Paulo e outros estados. A cada encontro são exploradas diferentes temáticas dentro do universo da mediação de leitura, como: cultura oral e escrita, cenopoesia e outras manifestações culturais, comportamento do leitor, leitura na primeira infância, entre outras.
A iniciativa faz parte do Projeto “Arari de verso à prosa” – mais uma proposta que caminha paralelamente às tantas outras ações da Estação Conhecimento de Arari – e tem como objetivo central o despertar do interesse pela leitura, desenvolver o hábito de ler e as competências necessárias para alçar uma vida de qualidade, produtiva e realizadora. Acredita-se ainda que o projeto é mais um modo de garantir o direito à educação, a partir do viés literário.
Voltado para famílias, o projeto também envolve a rede municipal de educação e além da formação supracitada, se propõe a desenvolver também as ações: Rodas de conversa com autores locais, aquisição de acervos físico e digital, encontros virtuais com as famílias e com educadores, encontros literários, clube do livro, dentre outras.
Para conhecer mais, acompanhe o mural do projeto no Padlet: https://padlet.com/ECArari/ararideversoaprosa