Em 28 de Abril celebra-se o Dia Mundial da Educação. A data foi instituída no Fórum Mundial de Educação, ocorrido nos anos 2000, no Senegal. Líderes de 164 países – incluindo o Brasil – pactuaram o compromisso dessas nações com o desenvolvimento da educação até 2030. No Brasil, os objetivos foram voltados para melhorias na qualidade da alfabetização e combate ao analfabetismo absoluto e analfabetismo funcional.
A data também foi criada para valorizar a educação e conscientizar a respeito de sua importância em todos os espaços: escolar, social ou familiar, percebendo-a como a base para uma vida social saudável. Por isso, a EC Arari – do lugar de organização social – também comemora a data enquanto um equipamento de educação que foge do convencional quando acredita que educar vai além do ambiente escolar ou institucional, uma vez que elementos educativos estão presentes em diversos espaços e momentos da vida.
Entendendo a relação da EC Arari com a Educação
Em 2021 a EC Arari comemora 10 anos de operação marcada por uma trajetória cheia de transformações em seu plano educacional. Atualmente, sustenta sua atuação no tripé Educação, Cultura e Esporte, tendo como premissa o conceito de Educação Integral. Possui também um espaço de desenvolvimento de tecnologias sociais por meio da Permacultura, integrando o meio ambiente ao processo educativo – Uma tendência do século XXI.
Para a Organização, só foi possível perceber como a educação está relacionada à cultura, esporte, meio ambiente e saúde, a partir do momento em que passou a compreender o sujeito de forma integral, olhando para suas múltiplas dimensões: física, cultural, intelectual, emocional e social. Assim, percebeu-se que o caminho educativo e a formação de indivíduos demandam forças de vários campos. Desde então, se abriu uma nova porta para um mundo cheio de possibilidades, uma nova forma de fazer educação.
Essa descoberta é o que justifica o fazer ampliado que hoje caracteriza a EC Arari – uma organização atuante na oferta de serviços que perpassam de práticas pedagógicas dentro do multiletramentos, esporte e cultura, até a assistência multidisciplinar e de saúde, dentro da organização. Fora da organização, a intersetorialidade (exercida nas parcerias com órgãos da rede municipal) se apresenta como mais uma característica do olhar ampliado, uma vez que se compreende a influência do território para a formação integral dos atendidos e colaboradores.
No âmbito da educação, a participação em formações e outras ações oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação garantem uma caminhada na mesma direção. Outro exemplo é a oferta de cursos superiores da Universidade Aberta do Brasil, com polo localizado nas instalações da Estação Conhecimento de Arari. Essa parceria vai além do mero compartilhamento de espaço, já que também compartilha-se saber.
Em resumo, são diferentes meios de promover aprendizagens com o objetivo de desenvolver as múltiplas dimensões já mencionadas e despertar indivíduos potentes, capazes de transformar suas realidades.
Em 2020, com a pandemia, a Estação Conhecimento de Arari precisou reinventar sua forma de atuar na educação, assim como tantas outras instituições no mundo. Investiu-se no atendimento híbrido, mesclando material virtual e impresso, além de capacitações nas mais diversas áreas nas quais foram percebidas necessidades, buscando respaldar os educadores para os desafios que se apresentaram com o distanciamento social.
Novas metodologias e ferramentas somadas às experiências e conhecimentos prévios garantiram, em 2020, o atendimento a 1.986 pessoas por meio de ações remotas nos campos pedagógico, de saúde e de segurança alimentar. Foram 31 comunidades atendidas no município de Arari, sendo 298 famílias inscritas no projeto recebendo mensalmente kit pedagógico, kit alimentício, kit de higiene bucal, atendimento multidisciplinar e de saúde. Para a EC Arari, essa é uma forma de colaborar com os objetivos firmados no Fórum Mundial da Educação, nos anos 2000.
Hoje o dia é da educação, mas estão de parabéns os profissionais da área, a sociedade em geral e todos os envolvidos na tarefa nobre de educar para transformar. Aos colaboradores da Estação Conhecimento de Arari, fica o reconhecimento de – dia após dia, ação após ação – estarem garantindo o alcance da Missão ao qual a organização se propõe, que é “Promover a inclusão social de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação integral, contribuindo com a formação cidadã dessa população.”