Na segunda-feira (12) a EC Arari teve a honra de iniciar a semana recebendo um grande nome nacional na pesquisa de metodologias ativas no ensino híbrido, o professor José Manuel Morán.
O tema é inovador e tem se feito ainda mais necessário na era digital e no período de pandemia, visto que os educadores precisaram lançar mão de recursos tecnológicos para atender seus alunos. No entanto, o convidado para conduzir a formação – José Morán – já tem longa trajetória no assunto. Nascido na Espanha e naturalizado brasileiro, o professor possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987) e fez sua carreira como Professor, Pesquisador, Conferencista e Orientador de Projetos de transformação da Educação com metodologias ativas e modelos híbridos.
O encontro formativo aconteceu de modo remoto via plataforma Zoom e recebeu colaboradores da EC Arari e professores da rede Municipal e Estadual de ensino para uma manhã de socialização de boas práticas relacionadas às metodologias ativas e sua aplicação ao modelo de ensino Híbrido.
Foi uma experiência ímpar, pois trocar saberes com um pesquisador de educação da magnitude de Morán não é sempre que acontece. Foi um momento muito significativo, pois o cenário educacional atual exige, dos envolvidos na garantia desse direito, um conhecimento aprofundado de metodologias e encaminhamentos tecnológicos que direcionem práticas para que estas sejam cada vez mais assertivas.
(Joversina Matos, coordenadora pedagógica da EC Arari)
Além do conhecimento compartilhado pelo professor, a formação ainda teve o tradicional momento para perguntas, trocas de experiência e reflexões, o que enriqueceu ainda mais o encontro.
Roda de Diálogos discute literatura e história maranhense com foco em Maria Firmina
No dia 27 de setembro de 2025, estudantes do Ensino Médio participaram da IV Roda de Diálogos do Projeto Vestibulando, realizada no IEMA Pleno de
