A primeira edição do treinamento foi direcionada a uma parte dos colaboradores das equipes de UAN e de manutenção da EC Arari, observando os protocolos de segurança à covid-19.
“O treinamento de boas práticas é de extrema importância para instruir os manipuladores de alimentos – tanto os diretos quanto os indiretos – sobre os procedimentos de higienização estabelecidos pela legislação vigente RDC 216 da ANVISA, principalmente no manuseio da água para o consumo, evitando assim uma contaminação direta e/ou cruzada dos alimentos consumidos na EC Arari, minimizando os risco de toxinfecção por agentes contaminantes como vírus, fungos e bactérias. Além servir como medida de prevenção contra o Covid.”
Kyannia Girard, nutricionista da EC Arari
O treinamento de boas práticas já faz parte do calendário anual da Organização, sendo realizado a cada trimestre. A ação é coordenada pelo setor de nutrição e destina-se a equipe da UAN (Unidade de alimentação e nutrição) da EC Arari, fornecedores de alimentos e merendeiras das escolas do município de Arari. No entanto, desde o ano passado vem sofrendo alterações devido ao contexto de pandemia. Em 2020 foi destino para a equipe da UAN e fornecedores, já com público reduzido.
Saiba mais…
Resolução RDC 216 de 2004 é uma resolução que visa esclarecer quais são os cuidados mínimos a serem mantidos durante a manipulação para garantir alimentos sem qualquer tipo de contaminação que possa colocar em risco a saúde dos consumidores.
Fonte: https://www.nutriconsultora.com.br
Para ter à norma na íntegra clique aqui!
Em 2021 a primeira edição do treinamento aconteceu no dia 26 de fevereiro e foi direcionada a uma parte dos colaboradores das equipes de UAN e de manutenção da EC Arari, observando os protocolos de segurança à covid-19. As informações compartilhadas estiveram mais voltadas para atividades que as equipes costumam desenvolver dentro da Organização, como as boas práticas ligadas a manipulação de alimentos e da água filtrada, com foco nos processos de recebimento, armazenamento e distribuição para consumo. Falou-se ainda sobre a importância da lavagem das mãos e os tipos de contaminação que podem ocorrer.
Pretende-se manter os treinamentos no calendário de 2021, alinhando-os mais ainda às novas regras e protocolos adotados a partir da pandemia da Covid-19.