A Oficina online possui duração de quatro semanas e é destinada ao público jovem de 14 a 18 anos. A ideia é colocar a mão na massa para descobrir como funcionam os equipamentos eletrônicos simples que fazem parte do dia a dia.
No mês de Fevereiro teve inicio mais uma proposta educativa da Estação Conhecimento de Arari na modalidade remota: a Oficina online “Descobrindo a cultura Maker” – pensada por educadores da EC Arari com formações nas áreas do Letramento digital e Metodologias ativas de aprendizagem – tem como finalidade colocar a mão na massa para descobrir como funcionam os equipamentos eletrônicos simples encontrados à nossa volta, a criação de objetos inteligentes e de projetos interativos utilizando microcontroladores, sensores e atuadores.
A Cultura Maker é uma ferramenta de aprendizagem que parte da ideia da produção manual, por meio de atividades ou projetos desafiadores e estimulantes, onde se cria e modificam-se objetos, ao mesmo tempo em que se aprende a teoria.
Essa metodologia que busca o desenvolvimento intelectual de forma lúdica e inovadora está na essência das oficinas da Estação Conhecimento de Arari, uma vez que também promovem o desenvolvimento das outras dimensões dos sujeitos envolvidos, como nos aspectos social, cultural e emocional, em conexão com a concepção de Educação integral. De acordo com Moran (2017) os benefícios são coletivos, não só individuais, e repercutem na sociedade: “O mundo da co-criação, do coworking, da economia criativa, do design colaborativo, da cultura maker, comprova a força da colaboração, do compartilhamento, da sinergia para descobrir novas soluções, processos, produtos, organizações. As sociedades mais dinâmicas são as que incentivam a colaboração, o empreendedorismo e a criatividade”.
Com duração de 4 semanas, a cada uma serão trabalhados conteúdos como Luz, Som e Movimento. O percurso finaliza com a sistematização dos aprendizados e a apresentação do projeto desenvolvido.
A oficina é composta por instruções teóricas combinada com a prática, utilizando plataformas como Zoom, Google Classroom, Whatsapp, Tinkercad e Arduino create, para se conectar aos participantes e servir como metodologia. Ainda disponibiliza um kit composto de arduino, luzes de led, servo motor, resistores, entre outros itens, entregues nas residências de cada participante, criando um clima de laboratório na casa dos jovens inscritos.
A oficina está sendo destinada ao público de 14 a 18 anos que se inscreveu por meio de formulário de participação divulgado pela organização. Durante o ano de 2021, a EC Arari lançará novas propostas de oficinas.