Na última quarta-feira (28), a Estação Conhecimento de Arari realizou a aula inaugural do Projeto Vestibulando. O projeto visa oferecer cursinho pré-vestibular comunitário para a população arariense que já concluiu ou está concluindo o ensino médio e deseja ingressar no ensino técnico ou superior.
O Projeto foi idealizado para o meio remoto, atendendo as demandas tecnológicas do mundo pós-pandemia. Por isso, desde as inscrições até a proposta pedagógica foram desenvolvidas totalmente online, utilizando plataformas virtuais como Google Forms, Class room e Padlet. Na aula inaugural não foi diferente, em sala virtual no aplicativo Google Meet estiveram reunidas mais de 50 pessoas, dentre estas convidados e os alunos inscritos, para celebrar a abertura do curso.
A aula inaugural contou com a presença das convidadas Wilman Miranda, representante da mantenedora Fundação Vale; Weline Rodrigues, jovem arariense amante das letras que discorreu sobre a importância da produção textual; e um momento cultural com apresentação musical da atendida Daniele Barros e do ex-atendido Josiel Martins.
Joversina Martins, coordenadora pedagógica e uma das impulsionadoras do projeto comenta a proposta
“A Estação Conhecimento de Arari consolida em suas ações sociais e educativas uma relação estreita com as comunidades adjacentes. Este projeto vem oportunizar o amplo acesso aos jovens a processos educativos de preparação para a prova do Enem e vestibulares, reforçando assim o papel de responsabilidade social como promotora de acesso à educação de qualidade. O pré vestibular comunitário será pautado na educação popular e priorizará o processo de aprendizagem na sua forma integral, garantindo a compreensão e análise crítica e científica do mundo e suas linguagens”.
Foram admitidos 80 inscritos que serão divididos em duas turmas batizadas como “Macunaíma” e “Esconderijos do tempo”, inspiradas nas obras de referência do vestibular estadual. As turmas receberão aulas de Produção textual, neste primeiro módulo, com o experiente professor Hilton Ferreira Almeida, graduado em Letras e mestrando em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade. Posteriormente outras áreas do conhecimento serão exploradas em módulos, além de aulões abordando temas transversais, como: rotina de estudos, ansiedade, escolha profissional, entre outras.
As aulas acontecerão duas vezes na semana com duração de duas horas, e além do acompanhamento do professor, os educandos contarão também com o auxílio de uma equipe de monitores formada por educadores da EC Arari, que atuarão nas salas de aula virtuais apoiando no conteúdo e no uso das ferramentas utilizadas.
O projeto vai de Outubro/2020 até Fevereiro/2021 e ao fim de cada ciclo novas turmas serão constituídas a partir da lista de espera formada com a grande procura na última inscrição. É válido ressaltar que além de compor a lista de espera, os alunos excedentes também podem acompanhar este módulo como ouvintes.