Trajetórias que inspiram – Josiel Martins

Em comemoração ao 9º aniversário da Estação Conhecimento de Arari, vai ao ar no site, semanalmente, a série de matérias “Trajetórias que inspiram”, onde conheceremos a história de vida de jovens que passaram pela organização e hoje se destacam sendo protagonistas de sua própria trajetória.

Josiel Martins é um desses jovens que olha a passagem pela EC Arari como determinante para seu futuro. Hoje com 20 anos e cursando Engenharia civil, ele conta que apesar do foco no esporte, a experiência na EC estava longe de ser só treinamento, pois foi na instituição que aprendeu sobre esforço e dedicação para alcançar objetivos, valores que já trazia de casa, mas que na Estação Conhecimento de Arari ganharam força.

Entre os anos de 2013 e 2016, o jovem esteve inserido nas atividades de atletismo, futebol e informática, desfrutando da oportunidade de participar de alguns torneios de onde saiu vitorioso. Ao ser indagado sobre o desligamento da EC, Josiel demonstra generosidade ao contar que tomou a decisão de sair para dar a vez a outros jovens que aguardavam na longa fila de espera. No entanto, conta que após a saída se encheu de saudade e desejo de retornar, mas a essa altura o foco já estava em seu próximo objetivo: estudar para o vestibular.

Com a nota do ENEM, o jovem ingressou na faculdade por meio do ProUni – programa que oferece bolsa de estudos em instituições particulares de educação superior. Conta que desde a infância tinha interesse em matemática e se imaginava em um trabalho onde o cálculo fosse a ferramenta, assim escolheu a Engenharia civil e conseguiu realizar esse sonho.

“Eu observava no atletismo que para alcançar a linha de chegada precisaria pular barreiras, se esforçar, correr ao máximo. No futebol, aprendi a driblar os adversários. Faço relação de tudo isso que aprendi no esporte com a minha vida”. Relembra desse como um dos maiores aprendizados deixados pela EC Arari.

Falando em inspiração, Josiel conta que uma de suas maiores inspirações está dentro de casa: a mãe, que é pedagoga, professora da rede pública e hoje coordenadora pedagógica da Estação Conhecimento de Arari, Joversina Martins.  O jovem relata que foi pego de surpresa com a notícia de que a mãe trabalharia na instituição e considera a junção perfeita, pois admira sua responsabilidade e esforço para fazer sempre o melhor. Ficou feliz por acreditar que a EC Arari ganha muito com a presença dela e que a pedagoga só tem a crescer com a experiência.

“Aqui em casa vemos mamãe como um referencial para alcançar o que se almeja, porque ela é extremamente dedicada, passa horas na frente do computador para entregar sempre o melhor”.

Josiel comenta que já pensa sobre mercado de trabalho, entendendo que funciona como uma competição, diante da exigência de que sejamos cada vez melhores e atualizados. Porém, afirma com segurança que o exemplo da mãe e a passagem pela EC Arari foram determinantes para direcionar sua carreira e seus sonhos, nutrindo o pensamento de que é capaz de ultrapassar barreiras, como na pista de corrida.

Além de promover a inclusão social, a Estação Conhecimento de Arari também visa a formação cidadã de seus atendidos, por isso, potencializar os conhecimentos prévios e apoiar voos é o que dá sentido a esse trabalho. Então…Voa, Josiel!

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support