Na tarde da última quarta-feira (19) a Associação Cidade Escola Aprendiz proporcionou e mediou encontro entre a Estação Conhecimento de Arari e o Centro de Educação Popular (CEDEP) de Florianópolis (SC). A iniciativa propôs o intercâmbio entre as duas organizações para tratar sobre Projeto Político Pedagógico (PPP) em instituições sociais que atuam na perspectiva da educação integral.
A Associação Cidade Escola Aprendiz apoia organizações sociais por todo o Brasil, na elaboração de seus projetos político pedagógico e no desenvolvimento de uma proposta educativa mais significativa. O PPP se apresenta como um documento que sintetiza e representa adequadamente a proposta educativa da instituição em vários aspectos, dentre eles: no planejamento de atividades com mais sentido para educador e educandos, na formação de profissionais mais conscientes, na aproximação com comunidade e parceiros; justificando assim sua importância.
Portanto, o intuito do encontro foi promover um bate papo virtual onde o CEDEP pudesse inspirar sua caminhada, uma vez que a instituição está no processo de formulação do seu PPP, enquanto a Estação Conhecimento de Arari já passou pela implementação e acumula algumas experiências para compartilhar. Assim, dividiu com o grupo catarinense percurso na produção de seu Projeto Político Pedagógico, considerando os desafios e as novas perspectivas geradas. Compartilhou ainda o que teria sido seus principais ganhos a partir da reformulação do PPP: o desenvolvimento profissional – capacitação e amadurecimento; o fortalecimento da rede de parceiros locais e valorização do território; e o apoio de um documento sistematizado que representa a instituição para o mantenedor e demais parceiros. Muitas indagações deram o tom do bate papo e com perguntas que foram desde questões organizacionais até questões conceituais, foi possível explorar o momento de forma muito positiva.
Na imagem, a EC Arari representada por Pedro Filho, Rosana Fernandes e Nadya Pereira, junto de duas representantes da Associação Cidade Escola Aprendiz e 20 membros do CEDEP.