Com a continuidade dos serviços essenciais na rotina da Estação Conhecimento de Arari, faz-se necessário a presença de determinadas equipes de colaboradores no local e para isso diversas medidas higiênico-sanitárias são adotadas.
Uma das medidas adequou o transporte utilizado no translado dos colaboradores, entendendo que este pudesse ser fonte de propagação do vírus. Visando evitar a contaminação entre os usuários, foram determinadas providências como higienização do veículo a cada rota, distanciamento de um banco entre os passageiros, uso obrigatório de máscara durante todo o percurso, uso de álcool em gel e modificações na lotação da van, que antes era de 15 pessoas e agora permite até 9 ocupantes.
Enquanto organização educadora, as ações não se resumiram ao veículo, mas incluíram também a orientação de colaboradores por meio de rodas de conversa, apresentação de protocolos e produção de material informativo, facilitando assim, a compreensão e cumprimento das adequações por parte dos usuários.
Considerando todos os aspectos trabalhados, espera-se como maior objetivo a diminuição do risco de contaminação e a manutenção da saúde dos colaboradores, por meio da oferta do translado seguro entre a instituição e a residência de cada um.