Prefeitura de crianças e adolescentes da EC Arari retoma parte de suas atividades em Agosto.
O grupo composto por crianças e adolescentes ocupando cargos de prefeito(a), vice e seis secretarias representam uma instância de participação – elemento priorizado pela Estação Conhecimento de Arari no exercício da gestão democrátia. Os membros da prefeitura atuam, basicamente, como a ponte que liga os interesses e necessidades do público atendido à gestão da organização, participando assim de processos decisórios e de implementações que solucionam problemas e potencializam a oferta educativa para crianças e jovens.
Com a suspensão das atividades presenciais, os planos da Prefeitura EC também foram paralizados e reajustados. Após reuniões a distância visando recalcular a rota, o grupo conseguiu definir quais ações poderiam ser geridas mesmo remotamente. Além destas, no mês de Agosto deu-se ínicio a algumas ações presenciais, como as participações de duplas nas principais atividades da EC Arari atualmente: kit alimentício, Caderno de práticas pedagógicas e Parceria com o Ecoponto municipal.
Na terça-feira (11), Sâmia Michele (16 anos) prefeita no turno da manhã esteve presente em todo o processo de montagem e entrega dos kits e registrou tudo em formato de vlog para compartilhar com os demais adolescentes. O intuito é envolver a Prefeita em atividades de responsabilidade social e cidadania, bem como comunicar aos demais como a EC tem trabalhado nesse momento.
Quarta-feira (12) foi a vez da EC Arari receber Victor Eduardo (16 anos), Secretário de comunicação no turno vespertino e Ingrid Sophia (14 anos), Vice-prefeita no turno matutino,que foram convidados para gravar uma matéria especial contando sobre o processo de criação do Caderno de práticas pedagógicas. Os jovens entrevistaram educadores envolvidos e coletaram informações para contar todo o percurso do Caderno antes de chegar na casa dos atendidos.
Para fechar a semana, na quinta-feira (13) também estiveram presentes os Secretários de Meio ambiente dos dois turnos, Cristyan Antônio (13 anos) e Erick Araújo (14 anos) para tratar junto do coordenador técnico, Diogo Fernandes, a respeito da parceria entre a EC e o Ecoponto de Arari, traçando possibilidades de atuação e co-participação da Prefeitura EC.
Cabe ressaltar que todos os atendidos passaram por avaliação médica por teleconsulta e só então foram liberados para se apresentarem presencialmente, do mesmo modo que todos os cuidados foram tomados quanto ao uso do transporte e a estadia no local, preconizando o uso de máscara e outros equipamentos de proteção individual.
Agora a Prefeitura EC parte para a etapa de divulgação e estruturação dessas ações, mesclando o formato remoto ao presencial,quando houverem demandas.
Projeto Conexão Família realiza Ação Saúde e Cidadania na Comunidade Quilombola de Outeiro dos Nogueiras
No dia 29 de outubro, a Estação Conhecimento, por meio do Projeto Conexão Família, realizou a “Ação Saúde e Cidadania” na comunidade quilombola de Outeiro