O atendimento nas diferentes especialidades continua com a equipe multidisciplinar da EC ARARI.
Na notícia anterior (neste site), a Estação Conhecimento de Arari compartilhou com o público como está se adaptando para atender a distância, diante da pandemia do novo corona vírus. O resultado de todo o processo de planejamento está sendo colocado em prática com a continuidade de todos os atendimentos que a organização já oferecia presencialmente.
Um dos serviços essenciais mantidos pela EC Arari é o da equipe multidisciplinar, que ao ser formada por diferentes saberes auxilia no cumprimento da concepção de Educação Integral seguida pela organização, uma vez que cada integrante da equipe lança um olhar específico para a criança/adolescente atendido(a) e contribui para o seu cuidado, alcançando assim, o sujeito em suas múltiplas dimensões.
A equipe formada pelos saberes da Pedagogia, Nutrição, Psicologia, Serviço social, Educação física, Medicina e Odontologia precisou readaptar sua atuação conforme as necessidades do momento vivenciado e assim vem atuando desde o mês de Março (2020). A ideia do atendimento a distância, inicialmente, pareceu mais desafiador do que realmente era – comenta a equipe – que precisou considerar as diversas problemáticas, como a falta de acesso de algumas famílias aos meios de comunicação, porém, para cada problema encontrado, com criatividade, encontrou-se uma solução, e assim tem sido feito diariamente durante o contato com as famílias.
Uma das preocupações da equipe estava ligada aos acompanhamentos que foram interrompidos inesperadamente pela paralização das atividades, sendo estes os casos priorizados para iniciar o atendimento. Identificou-se então aqueles(as) atendidos(as) em situação de vulnerabilidade social extrema, acompanhados pelo Conselho Tutelar, pelos dispositivos de Saúde e Psicossocial do município e/ou que já fazia acompanhamento presencial na EC Arari e então formou-se uma rede de contatos com cerca de 120 famílias, reunidas em um grupo no Whatsapp. Reconhecendo a singularidade de cada criança e adolescente a ser atendido(a), a equipe utiliza o grupo para dialogar e estreitar laços com as famílias, mas o atendimento especializado se dá de forma individual por meio de vídeo chamada, chamada telefônicas e/ou WhatsApp, de acordo com as possibilidades da família. No entanto, permanecem vigilantes quanto a traçar meios acessíveis para todos, considerando a inclusão daqueles em situações mais críticas no aspecto da comunicação. Deste modo, a semana é preenchida pelas diferentes especialidades, que entram em contato com as famílias que possuam queixas naquela área e ofertam o acompanhamento.
Os objetivos a serem alcançados com as famílias envolvem a garantia da segurança alimentar, o desenvolvimento educacional por meio da ludicidade, a prática de atividades e brincadeiras educativas relacionadas a área esportiva, garantia do suporte psicológico e do tratamento de suas queixas, garantia do acesso ao acompanhamento médico, aos cuidados com a saúde bucal e ao suporte social necessário para a situação de vulnerabilidade em que se encontram.
Ressalta-se que as ações deste plano são de caráter temporário ou enquanto perdurar a pandemia, cumprindo as recomendações das autoridades de saúde nacionais e internacionais. Portanto, logo que possível, os atendimentos voltarão a ser realizados de perto, com olho no olho, aperto de mão e abraços.