Na tarde da última sexta-feira (14/02) foi a vez das famílias das crianças e adolescentes atendidas, ocuparem a Estação Conhecimento de Arari no primeiro Encontro de famílias do ano de 2020. Foram cerca de 347 presentes reunidos para tratar sobre assuntos essenciais para o desenvolvimento dos(as) atendidos(as). O encontro se deu em torno de três pautas principais:
– Conhecendo os programas educativos da EC (cultura, multiletramentos e esporte educacional);
– Lançamento do Conselho de famílias e eleição de seus representantes;
– Oficina de Saberes locais.
O encontro começou com uma apresentação cultural do educador Edilson Coelho, ator e representante do programa de cultura, seguida de um momento para descontração com alongamento e dança, conduzido pela educadora de esporte educacional Meire Martins.
Na ocasião, foi lançada mais uma instância participativa, que visa fortalecer a ligação entre EC e famílias: o Conselho de famílias. Seis pessoas se candidataram espontaneamente para compor as duas vagas de representantes das famílias. O canal tem como propósito contar mais diretamente com a participação dos responsáveis em reuniões, planejamentos, execução de tarefas, solução de problemas, bem como contribuindo com a melhoria através de propostas e discussões relevantes para o projeto. O resultado da eleição será contabilizado na presença dos candidatos, na próxima quarta-feira (19/02).
Por fim, trabalhou-se em oficinas os Saberes locais catalogados pela Associação Cidade Escola Aprendiz na intenção de despertar as famílias para a compreensão de que hoje a EC Arari atua em sintonia com a realidade local e com tudo o que faz sentido para o território em que as crianças/adolescentes estão inseridos.
“Os saberes locais são os modos de ser e fazer de cada território, e refletem a cultura de um local e o contexto no qual uma comunidade está inserida” – De acordo com o Manual de inspiração do Acupuntura Urbana.
Para a Estação Conhecimento de Arari é importante que as famílias sintam-se não só participantes, mas sim protagonistas na tarefa de educar integralmente crianças e adolescentes.