Nesta segunda-feira (03/02), a Estação Conhecimento de Arari iniciou a semana recebendo a visita de 9 comunidades quilombolas representantes de três municípios do Maranhão: Santa Rita, Itapecuru e Anajatuba. O Instituto de Política Sustentável do Maranhão promove o chamado “Intercâmbio cultural”, onde se oportuniza momentos de convivência entre os quilombos com o objetivo de fortalecer a tradição local.
“Essa é a terceira vez que venho na Estação e o que eu mais gostei dessa vez foi do Núcleo produtivo, por causa da linda plantação de milho e do banco de sementes. Gostei também da roda de capoeira que também temos na nossa região, grupo de capoeira e de tambor de crioula”, conta Antônia Nilzete, representante da comunidade Vila fé em Deus (Santa Rita).
Dessa vez a Estação conhecimento entrou na rota do intercâmbio e ofereceu uma manhã de visita pelos espaços. A passagem pelo Núcleo Produtivo da EC ganhou destaque por ser um espaço diversificado em procedimentos sustentáveis, como a permacultura, reaproveitamento de água e outras técnicas. Esse conhecimento é extremamente útil para os visitantes que em sua maioria vive da agricultura familiar. Além disso, os visitantes foram recepcionados com uma calorosa roda de capoeira protagonizada pelas crianças e adolescentes da EC, em alusão ao Dia do Maculelê. A capoeira é uma manifestação cultural também muito presente no cotidiano dos quilombolas maranhenses, aumentando a sensação de familiaridade entre a EC e seus visitantes.
Os visitantes foram presenteados com mudas de variadas plantas, firmando assim o compromisso de reabastecer o banco de sementes da EC, a partir das mudas levadas.