Neste sábado (9) a EC Arari encerrou as atividades do primeiro semestre com “Festa no Céu”: o tradicional festival junino foi associado ao tema integrador “Astronomia e Astronáutica” que vem sendo trabalhado desde o início de 2022.
As crianças e adolescentes puderam levar convidados, reunindo cerca de 800 pessoas, para assistir às apresentações de quadrilha, capoeira, bumba-meu-boi, Caixa e outras manifestações culturais do território protagonizadas pelos próprios atendidos da EC Arari.
Além de apresentações culturais, o evento também foi palco para a culminância do tema integrador, com exposição das produções feitas ao longo do semestre: maquetes do sistema solar; exposição dos registros fotográficos das oficinas realizadas; representação do analema e ainda o momento mais esperado: lançamento dos foguetes de ar comprimido construídos pelos atendidos com garrafa pet e outros materiais de baixo custo.
O Projeto Integrador do primeiro semestre esteve voltado para a Educação Científica e Tecnológica. Nos encontros semanais, educadores desenvolveram práticas pedagógicas que demonstraram de maneira simples a ciência e tecnologia existentes no cotidiano, estimulando o pensamento investigativo e criativo dos atendidos, por meio de metodologias ativas, estratégias inovadoras e uso de materiais para a cultura do aprender fazendo. Marcenaria, eletrônica e programação são alguns dos recursos geradores de aprendizagem que foram utilizados.
Associar o festival junino ao tema integrador conferiu ainda mais intencionalidade ao evento festivo, mesclando a cultura tradicional e a cultura tecnológica no mesmo universo de conhecimento, fazendo cumprir as diretrizes pedagógicas da EC Arari.