Com o tema “Autismo: Informação Gera Empatia, Empatia Gera Respeito”, a Estação Conhecimento de Arari realizou, entre os dias 31 de março e 2 de abril, a segunda edição da ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A programação gratuita mobilizou famílias, profissionais da educação, saúde, assistência social e comunidade em geral, promovendo atividades voltadas ao conhecimento, acolhimento e valorização da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante os três dias, foram realizadas palestras e rodas de conversa com temas como o protagonismo da pessoa com TEA, o papel da família, o trabalho das equipes multidisciplinares e a importância da atividade física no desenvolvimento das crianças. A abordagem da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) também foi tema de discussão, trazendo informações baseadas em evidências sobre intervenções terapêuticas.
Além dos momentos formativos, a ação contou com oficinas práticas de brincadeiras e atividades físicas adaptadas, circuito esportivo, espaços interativos com jogos de mesa, leitura e oficinas sobre inclusão escolar. As famílias também tiveram acesso à triagem da saúde mental de cuidadores e atendimentos com orientações nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia e odontologia. Representantes da Assistência Social estiveram presentes oferecendo informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Cadastro da Pessoa com TEA (CIPTEA).
A programação foi construída com o apoio de parceiros como Centro de Ensino Educa Mais Cidade de Arari, Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, e Associação de Famílias Atípicas de Arari (AFAA), que promoveu uma caminhada no último dia do evento, reunindo a comunidade em um momento simbólico de mobilização e respeito.