Atendidos da Estação Conhecimento de Arari constroem lixeira automatizada com Arduíno

Atendidos da Estação Conhecimento de Arari, dão início a construção de uma lixeira automatizada utilizando Arduíno. A ação oferece aos atendidos oportunidades práticas de explorar conceitos de automação e programação de forma criativa e colaborativa.

A iniciativa está alinhada com a metodologia Maker e a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), ofertando aprendizado prático e interdisciplinar. Durante a atividade, os participantes montam circuitos e programam o Arduino para controlar um servo motor e um sensor ultrassônico, elementos fundamentais para o funcionamento automatizado da lixeira. A experiência visa desenvolver habilidades em eletrônica e programação, e estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.

 

O Letramento Digital, Robótica, Engenharia, Eletrônica e Marcenaria, são linguagens Makers, que fazem parte do programa de Multiletramentos, e têm como foco integrar tecnologia ao cotidiano dos atendidos, fazendo com que o computador e a programação sejam ferramentas essenciais no processo de aprendizado. A proposta pedagógica coloca crianças e adolescentes no centro do processo educacional, incentivando-os a serem protagonistas de sua própria jornada de aprendizado.

 

Além de aprenderem na prática, os atendidos reforçam a importância da criatividade e da colaboração ao lidarem com desafios reais, conectando teoria e prática de maneira significativa e envolvente.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support